Clima económico aumenta em setembro para máximos de abril de 2023

A impulsionar este resultado está sobretudo a confiança no setor dos serviços e a confiança na indústria transformadora e no comércio. Consumidores também estão mais confiantes.

O indicador de clima económico aumentou para 2,1 pontos em setembro, atingindo o valor mais alto desde abril de 2023, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A impulsionar este resultado está sobretudo a confiança no setor dos serviços e a confiança na indústria transformadora e no comércio. Paralelamente, também os consumidores estão mais confiantes.

O organismo de estatística explica que o indicador de confiança dos serviços aumentou em setembro, após ter diminuído no mês precedente, como resultado do “contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à evolução da procura, apreciações sobre a atividade da empresa e opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas, mais expressiva no primeiro caso”.

Em setembro, destaca-se a confiança nas atividades imobiliárias e de alojamento, restauração e similares. Já o saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu em setembro em todos os setores, indústria transformadora, construção e obras públicas, comércio e serviços.

O indicador de confiança dos consumidores também aumentou em setembro, depois da diminuição do mês anterior, registando desde julho valores superiores ao observado em fevereiro de 2022, antes da queda abrupta verificada em março de 2022.

Segundo o INE, o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu nos últimos dois meses, após o aumento ligeiro verificado em julho. Já o saldo das perspetivas sobre a evolução futura dos preços diminuiu significativamente em setembro, depois do aumento registado no mês precedente.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clima económico aumenta em setembro para máximos de abril de 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião