Pedra portuguesa “rola” até Itália a exportar quase 500 milhões e a valer 14 mil empregos
Portugal é o sétimo maior produtor e extrator de pedra natural a nível mundial. Mais de meia centena de empresas nacionais estão em Verona a participar na Marmomac, a mais importante feira do setor.
Mais de meia centena de empresas (57) do setor da pedra natural voaram até Verona, em Itália, para marcar presença na Marmomac 2024, a mais importante feira internacional dedicada à fileira, que termina esta sexta-feira. Portugal ocupa a sétima posição dos principais produtores e extratores de pedra natural a nível mundial. No ano passado, o país exportou 488 milhões de euros, essencialmente para França, China e Espanha, equivalendo a 0,6% das vendas de bens portugueses no exterior.
O presidente da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (Assimagra) estima ao ECO que o setor faturou 1,2 mil milhões de euros no ano passado. Em 2022 contabilizava 2.066 empresas (1.652 de transformação e 414 de extração) e 14.052 colaboradores (10.537 da indústria transformadora e 3.515 da extração). “Somos dos setores de atividade que mais valor acrescenta à economia portuguesa, afirma Miguel Goulão.
Somos dos setores de atividade que mais valor acrescenta à economia portuguesa.
Sobre esta participação das empresas nacionais na Marmomac, Miguel Goulão expressa que é o “evento mais importante que se realiza no mundo no setor das rochas ornamentais” e nota que “as empresas portuguesas têm ganho cada vez mais expressão ao longo dos anos no evento”.
O presidente da Assimagra reforça que a presença nesta feira italiana “constitui uma oportunidade estratégica para as empresas portuguesas se posicionarem no epicentro do setor a nível internacional, permitindo-lhes estabelecer ligações com outros profissionais, explorar novas tendências e tecnologias, e consolidar a sua presença global como líderes na indústria da pedra natural”.
Das 57 empresas portuguesas presentes, 34 são apoiadas pela Assimagra através do projeto conjunto de internacionalização que visa promover e fortalecer a posição nacional no mercado global com o apoio do Portugal2030, Compete2030 e União Europeia, através do Feder.
A Assimagra lidera o projeto Broot – Dialogues from Within que tem o propósito representar alguns dos principais materiais tradicionais portugueses nas mais importantes feiras do setor. Nesta primeira edição da Coleção Broot serão apresentadas 25 peças originais criadas por cinco artistas contemporâneos, entre designers, artistas e arquitetos.
Com curadoria de Gisella Tortoriello, a primeira coleção intitula-se “Dialogues” estreou-se este mês na INDEX Saudi Arabia. Segue-se a Maison et Objet (janeiro 2025), a Milan Design Week (abril 2025), a NYCxDesign (maio 2025) e a Expo Osaka (abril a outubro 2025).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedra portuguesa “rola” até Itália a exportar quase 500 milhões e a valer 14 mil empregos
{{ noCommentsLabel }}