Uma viola oval do século XIII recupera a sua melodia pelas mãos da Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da UAX

  • Servimedia
  • 3 Outubro 2024

O instrumento é o resultado de um projeto de investigação da Universidade Alfonso X el Sabio baseado na análise das imagens dos instrumentos representados na Bíblia de São Luís.

A Faculdade de Música e Artes Cénicas da Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) voltou a fazer soar uma viola oval do século XIII, depois de a ter recriado no âmbito do projeto de investigação “Sons do Passado: Explorando a Organologia Medieval na Bíblia de São Luís”.

Esta iniciativa inovadora procura trazer para a atualidade os instrumentos do século XIII através da análise e estudo da iconografia da Bíblia de São Luís, um dos manuscritos mais valiosos do período medieval, cujos três volumes se encontram na Catedral de Toledo. A apresentação desta viola oval, uma peça de castanheiro da região de Granada com tampo de abeto esculpido, foi feita num concerto em que se destacou o valor desta recriação.

O projeto, que envolveu durante dois anos alunos e professores de várias licenciaturas da Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da UAX, tem como principal objetivo o estudo musicológico da Bíblia de São Luís, uma oferta do rei Luís IX de França a Afonso X, o Sábio, que contém ilustrações detalhadas de músicos e instrumentos medievais. Embora este manuscrito tenha sido amplamente investigado do ponto de vista artístico, nunca antes foi abordado de uma perspetiva musicológica, o que torna este estudo da UAX pioneiro no seu domínio e mostra que estes exemplares são uma janela excecional e desconhecida para a música da época. A investigação foi financiada pela Fundação UAX e pelo Banco Santander.

Para Ana Ruiz, investigadora principal e Coordenadora da Licenciatura em Musicologia

da Faculdade de Música e Artes do Espetáculo da UAX, “a investigação consistiu numa análise de todas as imagens que se encontravam na Bíblia de San Luis, o que já tinha sido feito anteriormente do ponto de vista da história da arte, mas, no entanto, ninguém tinha olhado para os instrumentos musicais. Por esta razão, considerámos muito interessante poder tirar estes instrumentos da imagem e trazê-los para um contexto sonoro, que é onde eles realmente pertencem”.

A equipa de investigação foi composta por especialistas em Musicologia, Organologia, História da Arte, Iconografia e intérpretes da Universidade Alfonso X el Sabio e por peritos externos, que trabalharam na catalogação e análise das imagens dos instrumentos representados nesta Bíblia.

A colaboração com o luthier Christos Kanellos Malamas, que permitiu a reconstrução de raiz de uma viola oval do século XIII, com base nas ilustrações do manuscrito, foi essencial. Esta recriação seguiu fielmente os desenhos originais, com os ajustamentos necessários para garantir a sua utilização e sonoridade.

Kanellos Malamas explicou que esta viola “tem a alma de um instrumento antigo com a visão do presente”. Além disso, entre as suas particularidades está o facto de “ser o que se chama um monofilo, ou seja, escavado a partir de uma única peça de madeira. É um instrumento esculpido, ao contrário das violas atuais, que são feitas em peças. Há também as particularidades que o luthier faz no interior do tampo harmónico, que tornam o som tão peculiar e único. A caixa de cravelhas, as tensões e o tampo também são diferentes dos habituais nesta recriação, assim como o repertório que se pode tocar com ela”.

CONCERTO

O Auditório da Faculdade de Música e Artes Cénicas da UAX foi o palco escolhido para o lançamento desta viola oval do século XIII num concerto com um grupo musical medieval formado por Livia Camprubí (viola), Jota Martínez (organistrum, sinfonia, saltério, voz) e Pablo Cantalapiedra (adufe, flauta dupla).

O público que assistiu presencialmente e via streaming teve a oportunidade de ouvir um instrumento que regressou à vida após séculos de silêncio. Este evento constitui um marco importante no projeto, que combina investigação histórica e musical com o objetivo de alargar o conhecimento sobre os instrumentos musicais medievais e o seu papel na sociedade da época.

A investigação sobre a organologia medieval da Bíblia de São Luís prosseguirá nos próximos meses com a sua apresentação no XI Congresso da Sociedade Espanhola de Musicologia.

 

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