Descontos no teatro e reforço de 18% no Orçamento. Conheça as 25 medidas para a Cultura
Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira várias medidas destinadas ao setor da cultura. Ministro da Presidência anuncia reforço de 18% das verbas face ao orçamento de 2024.
O Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) prevê um reforço de 18% no orçamento destinado à cultura no próximo ano, face ao que estava previsto para este ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, após a reunião do Conselho de Ministros em que foi aprovada a versão final do Orçamento do Estado para 2025.
“Sendo concreto, há um aumento de 25% do orçamento para 2025 face ao que se estima ser a execução do orçamento da cultura em 2024 e de 18% face aquilo que constava do Orçamento para 2024″, elucidou António Leitão Amaro, em conferência de imprensa, tendo ao lado a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
O reforço no investimento vai permitir que o Governo execute um pacote de 25 medidas para reforçar o setor da Cultura, que está assente em quatro eixos: a formação e criação cultural e artística; preservação e valorização do património cultural e artístico; acesso e democratização da cultura e, por fim, ação cultural e artística.
Entre as medidas do primeiro eixo, o Governo prevê avançar com uma estratégia para a valorização das bibliotecas nacionais, através de programas, iniciativas e bolsas e, no caso das livrarias, propõe rever o regime do preço fixo do livro.
Em linha com a ambição de fomentar a procura de museus, monumentos e palácios tutelados, disponibilizando 52 dias por ano de acesso gratuito, o Ministério da Cultura vai ainda conceder um desconto de 50% a todos os jovens até 25 nos nos teatros nacionais. No caso das visitas escolares, o acesso vai mesmo passar a ser gratuito.
Já no âmbito da ação cultural e artística, o Governo prevê desburocratizar e flexibilizar os apoios ao cinema e audiovisual, às bandas sinfónicas e orquestras e concretiza a proposta de Lei do Mecenato, “que garante princípios fundamentais que a lei tem de representar”, afirmou Dalila Rodrigues, durante a conferência de imprensa.
Segundo a ministra, a proposta surge com uma “ambição” de “simplificação” do apoio mecenático e ainda no sentido de “facilitar o reconhecimento das entidades que vão ser beneficiadas”. Estas últimas, revela a ministra, vão aumentar de forma “expressiva”.
“Nenhuma lei de mecenato pode deixar de ter inscrita esta decisão e compromisso de um aumento generalizado dos benefícios fiscais”, frisou.
Veja aqui as medidas do Governo para apoiar o setor da Cultura:
(Notícia atualizada pela última vez às 14h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Descontos no teatro e reforço de 18% no Orçamento. Conheça as 25 medidas para a Cultura
{{ noCommentsLabel }}