Drahi oferece até 15% da Altice France aos credores em troca de um corte na dívida

O dono da Altice apresentou uma "proposta informal" aos credores com dívida garantida, trocando uma participação na empresa por um perdão de dívida, sem perder o controlo sobre a mesma.

A Altice France propôs aos credores com dívida garantida uma participação entre 10 e 15% na empresa, pedindo em troca um perdão de dívida equivalente. A “proposta informal”, noticiada na quinta-feira pela Bloomberg, também prevê a extensão das maturidades e redução dos juros da dívida existente.

A subsidiária francesa da Altice vê-se a braços com uma dívida de 24,4 mil milhões de euros e um rácio dívida/EBITDA de 6,7x, que pretende baixar para menos de 4x. Nos termos agora apresentados aos credores, Patrick Drahi, o dono do grupo, continuaria aos comandos sem ter de injetar dinheiro fresco.

Segundo a agência financeira, esta proposta visa lançar as bases para o eventual início de negociações confidenciais com os credores, caso estes aceitem.

Estes, por sua vez, já tinham apresentado uma proposta que previa que Drahi, potencialmente, perdesse o controlo da companhia. Contactados pela Bloomberg, nem a Altice nem o grupo de credores quiseram fazer comentários.

Foi em março que a Altice France surpreendeu os investidores ao sugerir que os obrigacionistas também terão de participar no esforço de redução do endividamento da empresa. Desde então, os principais bancos centrais já inverteram o ciclo de subida de juros e o sentimento é agora mais positivo, explica a agência noticiosa.

A Altice France é um dos três ramos do grupo Altice e detém a operadora SFR no mercado francês. A Altice International, outra das subsidiárias, detém a Altice Portugal, que controla a Meo, mas opera de forma independente da operação francesa. A Altice está ainda presente no mercado norte-americano através da Altice USA.

Nos últimos meses, a venda da Altice Portugal esteve em cima da mesa, mas as negociações com a operadora estatal saudita STC caíram por terra. A 29 de agosto, a administração da Altice International afastou a possibilidade de uma venda “envolvendo o perímetro total da Altice Portugal”, sem descartar, no entanto, a possibilidade de novas vendas de ativos isolados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Drahi oferece até 15% da Altice France aos credores em troca de um corte na dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião