Fundación Jiménez Díaz, primeiro hospital da Comunidade de Madrid a dispor de dois robots Da Vinci Xi

  • Servimedia
  • 24 Outubro 2024

O Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz incorporou um segundo robô Da Vinci Xi, tornando-se o primeiro hospital da Comunidade de Madrid a ter dois destes equipamentos.

O centro de Madrid iniciou o seu “Programa de Cirurgia Robótica” em 2019, após a aquisição do primeiro robô, e desde então realizou mais de 1.300 intervenções apoiadas por esta tecnologia. Entre os benefícios proporcionados pela tecnologia Da Vinci estão a realização de intervenções minimamente invasivas de alta complexidade, oferecendo vantagens tanto para o cirurgião, uma vez que facilita a sutura, dissecção e liberdade de movimento, como para o paciente, favorecendo uma maior precisão cirúrgica e menos trauma, o que leva a melhores resultados funcionais, oncológicos e de recuperação pós-operatória.

Além disso, o modelo Xi facilita a visão 3D até dez vezes ampliada, garantindo clareza e precisão dos detalhes anatómicos, e elimina o tremor fisiológico e os movimentos involuntários do cirurgião. A sua implementação reforça o seu posicionamento para a realização de cirurgias robóticas em diferentes especialidades como a Urologia, a Cirurgia Torácica, a Cirurgia Geral e Digestiva ou a Otorrinolaringologia, entre outras, e às quais acabam de ser incorporadas a Ginecologia e a Cirurgia Pediátrica.

Na área da urologia, a cirurgia mais frequente é a remoção da próstata, seguida do tumor renal e do cancro da bexiga. Em todos os casos, a assistência robótica proporciona múltiplas vantagens para o doente, “com menos dor, menos tempo de hospitalização, menos necessidade de transfusão e de convalescença, proporcionando também benefícios na cirurgia reconstrutiva, como a pieloplastia ou a reimplantação ureteral”, afirma o Dr. Ramiro Cabello, chefe adjunto do serviço.

No Serviço de Cirurgia Geral e Digestiva, a utilização do Da Vinci abrange todas as subespecialidades. Especificamente, na área colorrectal, são realizadas cirurgias de cancro do reto e do cólon, disfunções do pavimento pélvico, cirurgia transanal e reconstruções de trânsito; na área hepatobiliar, são realizadas cirurgias do fígado, baço, vesícula biliar e pâncreas; e na área esófago-gástrica, realizam-se cirurgias de obesidade, cancro do estômago e problemas de refluxo gastro-esofágico, bem como eventrações e problemas da parede abdominal, disse o Dr. Miguel León Arellano, especialista do Serviço de Cirurgia Geral e Digestiva da Fundación Jiménez Díaz.

A cirurgia torácica é outra especialidade que beneficia desta plataforma, especialmente para a remoção de áreas do pulmão afetadas por processos como o cancro do pulmão ou outros tumores, ou em certas condições benignas com técnicas que incluem lobectomias e segmentectomias pulmonares, embora praticamente qualquer cirurgia pulmonar possa ser realizada com o robô. Outras indicações frequentes incluem a ressecção de tumores do mediastino anterior, médio e posterior e a cirurgia da glândula tímica, bem como operações no diafragma e na cavidade pleural.

“O cirurgião que opera com a ajuda desta plataforma cirúrgica vive uma experiência imersiva dentro do paciente e pode realizar a operação de forma autónoma, com a utilização de controlos nas suas mãos, bem como de diferentes pedais”, afirma o Dr. Ignacio Muguruza, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica da Fundación Jiménez Díaz e também do Hospital Universitário Rey Juan Carlos, um centro que também irá adicionar um segundo robô Da Vinci aos seus blocos operatórios.

De facto, com este segundo robô, o centro de Mostoleño reafirma a sua posição neste campo, uma vez que o seu “Programa de Cirurgia Robótica” já tem mais de 12 anos e, neste período, foram realizadas mais de 2300 intervenções deste tipo. “Com a incorporação desta segunda plataforma, damos mais um passo em frente na promoção de um tipo de cirurgia com claros benefícios para o paciente, alargando a sua utilização a outras especialidades onde também proporciona excelentes resultados”, afirma o Dr. Juan Rey, diretor médico do hospital Mostoleño.

Um dos departamentos que mais utilizou o robot Da Vinci durante este tempo foi o de Urologia, já que, como afirma o Dr. Miguel Sánchez Encinas, responsável por este departamento, “permite uma maior liberdade de movimentos em comparação com a alternativa laparoscópica convencional, melhorando a ergonomia das operações ao proporcionar uma melhor visão do campo cirúrgico e movimentos mais precisos e controlados”.

Outra especialidade que beneficia deste robot é a Otorrinolaringologia, onde é utilizado sobretudo em doentes oncológicos e na cirurgia da orofaringe. Neste caso, “o braço do robot é introduzido pela boca através de uma única porta, pelo que não é necessário efetuar incisões no corpo do doente”, afirma o Dr. Raimundo Gutiérrez, chefe do Departamento de Otorrinolaringologia.

Além disso, outro centro da rede pública de Madrid, o Hospital Universitário Infanta Elena de Valdemoro, também deverá iniciar o seu percurso no campo da cirurgia robótica com a incorporação do seu primeiro robô Da Vinci antes do final do ano, incorporando uma primeira plataforma robótica do modelo X.

Com a chegada destes novos robôs, os quatro hospitais Quirónsalud integrados nos Sermas passarão a dispor de cirurgia robótica, uma vez que o Hospital Universitário Geral de Villalba também disporá de um Da Vinci a partir de março de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz, primeiro hospital da Comunidade de Madrid a dispor de dois robots Da Vinci Xi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião