PSI passa a integrar 15 títulos depois da exclusão da Greenvolt

  • Lusa
  • 29 Outubro 2024

Depois da OPA bem sucedida da KKR, a Greenvolt foi agora excluída do principal índice acionista português.

A Greenvolt foi esta terça-feira excluída do PSI, principal índice de referência do mercado de capitais português, que assim passa a ter apenas 15 empresas, confirmou fonte da Euronext à Lusa.

As ações da Greenvolt continuam cotadas “mas já foram excluídas do índice”, precisou a fonte.

A Greenvolt liderada por Manso Neto estreou-se no então PSI-20 em 20 de setembro de 2021, dois meses depois de ter entrado para a bolsa de Lisboa.

O PSI (Portuguese Stock Index) é o índice que agrega as maiores empresas cotadas na Euronext Lisboa que tenham mais de 1.000 milhões de euros de capitalização.

Na sexta-feira, a Euronext anunciou em comunicado que os norte-americanos da Kohlberg Kravis Roberts (KKR) conseguiram adquirir 97,64% da Greenvolt depois de lançarem uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) geral e obrigatória sobre a empresa liderada por Manso Neto.

De acordo com a informação divulgada na sexta-feira, o grupo, que lançou a oferta através da sociedade GVK Omega, detém 159.389.340 ações, que correspondem a 97,64% do capital social e direitos de voto da Greenvolt, sendo que o objeto desta oferta foi de 33,37%, correspondendo a títulos ainda não detidos pela americana.

A KKR pode agora avançar, como tinha previsto, com o direito de aquisição potestativa, por ter ficado com uma posição de 90% ou superior, “o que resultará na exclusão das ações da admissão à negociação no Euronext Lisbon“, lembrou.

O comunicado detalhou que o grupo adquiriu, através da oferente (GVK Omega) por outras participadas KKR em bolsa e fora de bolsa durante o período da oferta, 18,93% do capital da Greenvolt.

Já o total “adquirido pela oferente em resultado da oferta através do serviço de centralização de bolsa” foi de 12,08%.

No final de 2023, a KKR lançou uma oferta voluntária sobre a Greenvolt, que acabou por se converter em obrigatória. Em 03 de junho, a KKR revelou que iria, através da sociedade GV Investor Bidco, converter as obrigações em ações, ficando nessa altura com uma posição de 82% na empresa.

Nesta oferta, a KKR pagou 8,3107 euros por cada ação, “o que equivale ao montante global da oferta de 452.683.371,9 euros”, de acordo com um prospeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI passa a integrar 15 títulos depois da exclusão da Greenvolt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião