Há dez projetos finalistas para prémio de inovação no ensino

  • ECO
  • 30 Outubro 2024

O prémio Sonae Educação já tem 10 finalistas apurados, sendo que os vencedores receberão 150 mil euros. Os projetos distinguidos pretendem requalificar o ensino em Portugal.

Já estão apurados os dez finalistas do prémio Sonae Educação. A distinção tem o valor de 150 mil euros e os vencedores serão conhecidos na conferência “Como criar um projeto de educação com impacto?”, que se realizará no dia 5 de novembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Já estão apurados os finalistas do Prémio Sonae.

Segundo o comunicado enviado às redações, este prémio distingue projetos inovadores e inclusivos que contribuam para a educação em Portugal e que promovam a qualificação, requalificação e a mitigação das desigualdades no acesso ao ensino.

Os dez finalistas são: Albergaria + Inclusiva, Ciberescola, Escol@Acolhe, Fab.CPL “I’mpossible Maker”, My Polis Agentes 2.0, Next Step Therapy AI, Smart Education Ecosystem, Teach For Portugal, Technovation Girls e Tumo – Centro de Tecnologia e Criatividade.

O projeto Albergaria + Inclusiva pretende ensinar educação ambiental a crianças com necessidades especiais, usando legos para trabalhar a inclusão no debate ambiental.

Já a Ciberescola é dedicada ao ensino de Português Língua Não Materna, por videoconferência, a alunos não nativos a frequentar as escolas portuguesas, do 2.º ao 12.º ano.

Quanto à Escol@Acolhe, este projeto apoia a integração de alunos migrantes, tanto na cultura como na língua. Oferece suporte desde a matrícula ao ensino de português.

Por sua vez, o projeto Fab.CPL “I’mpossible Maker” promove a sustentabilidade, criatividade, e inovação através da fabricação digital de projetos de jovens da Casa Pia de Lisboa.

O projeto My Polis Agentes 2.0, transforma as salas de aula através da gamificação e da inteligência artificial, em academias de participação, para resolução de problemas.

Por outro lado, o Next Step Therapy AI combina inteligência artificial com terapias para fazer avaliações e intervenções personalizadas a crianças com dificuldades de aprendizagem através de uma plataforma digital.

Já a iniciativa Smart Education Ecosystem promove o desenvolvimento profissional de docentes numa fase avançada das suas carreiras.

A Teach For Portugal, por sua vez, coloca mentores em escolas desfavorecidas para aumentar o desempenho académico e motivação dos alunos e desenvolve workshops de literacia financeira.

Quanto ao projeto Technovation Girls, este visa capacitar jovens raparigas a tornarem-se empreendedoras tecnológicas, através da criação de aplicações móveis.

Já o Tumo – Centro de Tecnologia e Criatividade pretende capacitar jovens em tecnologia e criatividade, com workshops em robótica, design e programação.

Os vencedores do prémio Sonae Educação são avaliados por um júri constituído por Isabel Alçada, professora e membro do Conselho Consultivo do think tank de educação da Fundação Belmiro de Azevedo (EDULOG), João Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Nuno Comando, diretor de incubação, aceleração e comunicação da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Rita Serra, diretora de educação da Microsoft Portugal, e João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae.

O prémio será entregue na conferência “Como criar um projeto de educação com impacto?”, que se realizará no dia 5 de novembro no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Contará com a presença de David Justino, ex-ministro da Educação e professor da Universidade Nova de Lisboa, e Pedro Cunha, secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há dez projetos finalistas para prémio de inovação no ensino

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião