Capital de risco Growth Partners “come” gigante das carnes de Famalicão

Através de dois fundos, a sociedade de capital de risco investe na produtora famalicense Campicarn, liderada por Manuel Martins, que tem perto de 400 trabalhadores e fatura 158 milhões de euros.

A sociedade de capital de risco Growth Partners Capital vai entrar no capital da produtora famalicense Campicarn, fundada pela família Martins e que se apresenta como “líder da indústria da carne de bovino em Portugal”, que no ano passado faturou quase 158 milhões de euros.

Através de dois fundos – Growth Inov e Growth Iberia –, a sociedade de investimento sediada em Cascais fica com o controlo conjunto da produtora de carnes minhota, que emprega perto de 400 pessoas, mantendo-se na estrutura acionista a holding que gere as participações sociais e empresas do grupo liderado por Manuel Martins.

Segundo um aviso publicado pela Autoridade da Concorrência, em causa nesta operação está a compra da Carnes Campicarn SA, que se dedica à produção de carne, incluindo a preparação, a fabricação e o acondicionamento de produtos à base de carne; e da subsidiária CampI&D, que atua como grossista e na investigação e desenvolvimento de produtos alimentares à base de carne e de carne vegetal.

Em abril de 2023, a Campicarn foi a primeira empresa a receber fundos do Programa Consolidar, lançado no ano anterior pelo Banco Português de Fomento, através de um investimento de mais de 6,4 milhões de euros por parte desta sociedade de capital de risco presidida por José Maria Cantero, realizado pelo fundo III – Growth Iberia na CampI&D.

Dois meses mais tarde, numa visita do autarca Mário Passos à fábrica, traçou como objetivo fazer crescer o negócio para 250 milhões de euros em 2025/2026, impulsionada pela abertura de uma nova unidade em Torres Novas, que somou 150 a 200 trabalhadores à equipa do do grupo. Nessa altura, as exportações pesavam 10% nas vendas da empresa, que tem presença em Espanha, nos Países Baixos e no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital de risco Growth Partners “come” gigante das carnes de Famalicão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião