Portugal envia para Valência força conjunta da Proteção Civil e Forças Armadas

  • ECO
  • 12 Novembro 2024

A partida da coluna terrestre com 100 operacionais e meios para Espanha está prevista para esta terça-feira em Vendas Novas. Portugal disponibilizou ajuda no próprio dia da tragédia em Valência.

Portugal vai enviar uma força conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas (FOCON) para apoiar a situação no terreno em Valência (Espanha), ao abrigo do pedido de ajuda internacional ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

De acordo com um comunicado conjunto do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério da Administração Interna, a FOCON será constituída por 101 operacionais oriundos da Proteção Civil, Sapadores de Lisboa, bombeiros voluntários, INEM e 28 militares dos três ramos das Forças Armadas.

A força conjunta tem uma capacidade de sustentação mínima de sete dias. “Portugal disponibilizou ajuda no próprio dia da tragédia em Valência. A ativação efetiva ocorreu no tempo determinado pelo mecanismo europeu”, detalha. A partida da coluna terrestre para o país vizinho está prevista para esta terça-feira, em Vendas Novas.

Estará equipada com 40 veículos, dos quais 28 são operados por elementos da Proteção Civil, entre os quais três retroescavadoras, uma motobomba de lama alto débito, seis eletrobombas de esgoto, uma motobomba esgoto de alto débito, um modulo de bombagem de lamas, cinco eletrobombas para lama.

Por sua vez, Marinha, Exército e Força Aérea enviam 12 veículos: duas retroescavadoras, uma bomba de esgoto alto débito, duas motobombas esgoto, duas bombas esgoto pequeno débito, uma escavadora giratória, uma pá carregadora de rodas, dois camiões de transporte de terras e um bobcat.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal envia para Valência força conjunta da Proteção Civil e Forças Armadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião