Pedro Nuno Santos quer Montenegro a assumir responsabilidades sobre crise no INEM
Secretário-geral do PS responsabilizou o primeiro-ministro sobre a crise no INEM e considerou que a resposta ao pré-aviso de greve foi "irresponsável" e "negligente".
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, apelou esta quarta-feira a que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, assuma responsabilidades sobre a crise no INEM e na saúde e considerou que a resposta ao pré-aviso de greve foi “irresponsável”.
“Quem prometeu aos portugueses a resolução rápida de alguns problemas no SNS foi o primeiro-ministro, não foi a atual ministra [da Saúde]. É ele mesmo o principal responsável por passados sete meses, oito meses sentirmos um sentimento de insegurança generalizado no que respeita à saúde”, afirmou em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP3, à margem de uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta.
Pedro Nuno Santos defendeu que “é tempo do senhor primeiro vir a terreiro falar desta crise” e que o Governo deve refletir sobre o tema. Escusando-se a pedir a demissão do presidente do INE, Pedro Nuno Santos afirmou que todas as intervenções da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, “foram no sentido de procurar outros responsáveis que não a própria”.
Considerou ainda que ao chamar o INEM para a sua alçada direta existe uma “desautorização” da Secretária de Estado da Saúde. “Da mesma forma que tentou responsabilizar a secretária de Estado, o presidente do INEM, tentou responsabilizar o Governo anterior“, atirou, acrescentando que “o pré-aviso de greve [dos técnicos do INEM] não foi feito a um Governo anterior, foi feito a este Governo”.
“É irresponsável, é negligente a forma como lidou” com o dossiê, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Nuno Santos quer Montenegro a assumir responsabilidades sobre crise no INEM
{{ noCommentsLabel }}