Hoje nas notícias: criptomoedas, motas e borrego
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A fortuna de criptomoedas em Portugal é de, pelo menos, 100 milhões de euros, mas com a recente valorização da bitcoin este valor até deve ser mais elevado. O grupo parlamentar social-democrata quer que os motociclos permaneçam dispensados de realizar inspeção periódica obrigatória. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Fortunas cripto em Portugal superam os 100 milhões
Há, pelo menos, 100 milhões de euros em fortunas cripto em Portugal, uma estimativa avançada por várias fontes do setor e que é tida como conservadora por ser anterior à eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, que tem levado a Bitcoin a bater recordes. “As estatísticas que temos dizem que o ecossistema está estável, não temos fuga de talentos e até ao ano passado não havia fuga de fortunas”, que se concentram, sobretudo, no distrito de Lisboa, conta Hugo Volz de Oliveira, porta-voz da Federação de Associações de Cripto Economia (FACE).
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
PSD afasta inspeção obrigatória nas motas e quer classe própria de portagens
O grupo parlamentar do PSD quer que os motociclos continuem dispensados de realizar inspeção periódica obrigatória e recomenda que seja criada uma classe própria para motas no pagamento de portagens. As propostas constam de um conjunto de medidas que a bancada social-democrata entregou na terça-feira na Assembleia da República, mas que só deverá ser debatido quando for concluído o processo orçamental.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Surto de língua azul dispara preço do borrego para a consoada
A compra de carne de borrego e cabrito para a consoada de Natal vai pesar mais na carteira este ano devido ao surto de língua azul que está a provocar a morte de milhares de animais em Portugal continental. Na primeira semana de novembro, o preço médio dos borregos, com peso entre 22 e 28 quilos, aumentou 39 cêntimos. A Associação dos Comerciantes de Portugal relata que “há explorações inteiras que estão com quebras de 80%”, enquanto o coordenador da Ovibeira avança com uma quebra de 60% de animais para venda. Do lado do comércio, a solução pode passar pela importação de carne de países que não foram afetados pela doença.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Governo tenta encontrar forma de evitar saída da ministra da Saúde
O Governo concorda que será improvável não haver demissões na sequência das 11 mortes que alegadamente resultaram de atrasos na resposta do INEM, cujos trabalhadores estavam em greve às horas extraordinárias. “É muito difícil que a culpa venha a morrer solteira”, concede um membro do Governo, numa altura em que decorrem inquéritos judiciais e investigações do IGAS sobre o caso. A questão é a quem imputar a culpa, com o Executivo de Montenegro a querer evitar que a ministra da Saúde seja a primeira peça a cair. Em vez de Ana Paula Martins, podem ser sacrificados a secretária de Estado Cristina Vaz Tomé — que, entretanto, “perdeu” a tutela do INEM –, ou o presidente do INEM.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Professores: previsto novo recorde de aposentações em 2025
Cerca de 4.700 professores deverão aposentar-se ao longo de 2025, um número que, a confirmar-se, será o mais elevado de sempre. A projeção é avançada por Arlindo Ferreira, diretor do agrupamento de escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim, que faz e analisa as estatísticas da educação, tendo em conta os números divulgados pela Caixa Geral de Aposentações e a idade dos professores ainda no ativo. “As escolas ficarão muito desfalcadas. 4.700 [docentes] num universo de cerca de 800 escolas, são 5 professores por agrupamento. E isto não contabilizando as substituições por doença”, explica, ressalvando que as previsões podem ser revistas ligeiramente em baixa, dependendo da adesão à medida do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) de retenção dos professores reformados.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: criptomoedas, motas e borrego
{{ noCommentsLabel }}