Fabricante de máquinas de Santarém vence prémio PME Inovação COTEC-BPI

Na edição deste ano, que recebeu um recorde de 225 candidaturas, estavam ainda nomeadas como finalistas as empresas Controlar, Gepack, Veneporte, Thales-Edisoft e Unbabel.

A Fravizel, empresa de engenharia e metalomecânica especializada na produção de máquinas para pedreiras, minas, florestas e outros setores industriais, é a vencedora da 20ª edição do prémio PME Inovação COTEC-BPI, que distingue empresas portuguesas que se destacam pelo seu impacto na economia nacional e pela inovação no setor em que operam. O galardão foi entregue esta terça-feira no Porto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente honorário da COTEC Portugal.

A empresa familiar de Alcanede (concelho de Santarém), fundada em 1980 por Eliseu Frazão, exporta mais de metade dos equipamentos para a indústria extrativa e florestal. Presente em 62 países, registou lucros de quase quatro milhões de euros no ano passado. Com uma área total de 130 mil metros quadrados, calcula investir anualmente 18% do volume de negócios e diz ter sido pioneira mundial no desenvolvimento e produção de máquinas para pedreiras “completamente telecomandadas, aumentando a produtividade e reduzindo o risco dos operadores”.

A Fravizel sucede à Mecalbi, empresa de mecatrónica para a indústria automóvel sediada em Castelo Branco que venceu no ano passado, e à matosinhense Addvolt, que no ano anterior se tinha apresentado a concurso com um projeto de powerbanks para camiões de frio. Esta edição de 2024 registou um recorde de 225 candidaturas, com destaque para a indústria transformadora da região Norte, que submeteu mais de metade do total.

Do grupo de seis finalistas faziam ainda parte a Controlar, apresentada como uma referência no desenvolvimento de sistemas de teste de funcionamento de componentes para as linhas de montagem automóvel; e a Gepack, líder europeia de embalagens PET sustentável com um portefólio alargado de produtos destinados à indústria alimentar, farmacêutica e cosmética.

A Veneporte, que desenvolve, produz e comercializa diferentes componentes do sistema de escape para veículos automóvel; a Thales – Edisoft, que desenvolve soluções tecnológicas avançadas para os setores da defesa, aeronáutica e espaço; e a Unbabel, prestadora de serviços de tradução e localização linguística especializados, utilizando uma combinação única de IA e tradutores humanos, eram as restantes nomeadas.

“Estas finalistas constituíram uma colheita vintage, que desejamos que se possa multiplicar e projetar nas práticas e inspirar a generalidade do tecido empresarial. O trabalho do júri foi muito difícil, pois a qualidade dos finalistas foi elevada”, descreveu António Rios de Amorim, presidente da direção da COTEC Portugal.

O júri desta edição foi constituído por Ana Rosas Oliveira (Banco BPI), Ana Teresa Lehmann (FEP – Universidade do Porto), António Portela (Bial), Carlos Oliveira (European Innovation Council), João Bigote (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Imperial).

Desde o lançamento em 2005, esta iniciativa já distinguiu 25 empresas de diversos setores económicos, como tecnologias de informação, serviços de engenharia, agroalimentar, mobilidade sustentável, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica. De acordo com Rios de Amorim, as vencedoras das anteriores edições cresceram 10%, em média, e uma em cada cinco já são midcaps, isto é, já superaram 50 milhões de euros de volume de negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricante de máquinas de Santarém vence prémio PME Inovação COTEC-BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião