BRANDS' ECO «O Clube Produtores Florestais Navigator foi pensado para ser uma caixa de ferramentas do setor florestal»
Em apenas um ano, o Clube Produtores Florestais Navigator conseguiu reunir cerca de 350 membros em todo o país. Paulo Santos, coordenador do clube, detalha próximos passos.
A comunidade de produtores, fornecedores e prestadores de serviços florestais em Portugal é grande, mas fragmentada. O Clube Produtores Florestais Navigator nasceu para criar união entre os seus membros e promover a partilha de conhecimento para uma gestão sustentável da floresta, como nos conta Paulo Santos, coordenador deste clube.
Qual foi o principal objetivo da criação do Clube de Produtores Florestais Navigator e como evoluiu desde a sua fundação?
O Clube Produtores Florestais Navigator é uma iniciativa inédita e pioneira da The Navigator Company que tem como objetivo promover, de forma colaborativa, a gestão sustentável e a produtividade da floresta, através de apoios e transferência de conhecimento aos seus membros.
Ao mesmo tempo, o Clube Produtores Florestais Navigator disponibiliza já um conjunto de benefícios aos seus membros, tais como soluções financeiras de apoio à modernização do parque de máquinas, equipas multidisciplinares de acompanhamento e apoio à gestão ou acesso a protocolos que, pela escala, permitem a redução de custos de produção, como é o exemplo dos combustíveis.
É através destes benefícios e incentivos que conseguimos melhorar a eficiência e estimular o interesse da grande, mas fragmentada, comunidade de produtores, fornecedores e prestadores de serviços florestais existente em Portugal. Consideramos que só desta forma será possível aumentar a área em que são aplicadas as melhores práticas silvícolas e de gestão ativa da floresta, estimulando a produtividade, a redução de risco de incêndio e a sustentabilidade.
Fruto desta visão, em apenas um ano, o Clube conseguiu reunir cerca de 350 membros em todo o país.
De que forma é que o Clube promove práticas sustentáveis na gestão florestal e como é que estas contribuem para a preservação dos ecossistemas?
Ao aumentar a área de floresta bem gerida, nomeadamente via promoção e divulgação de programas de apoio à gestão florestal, o Clube Produtores Florestais Navigator proporciona ganhos ambientais e sociais: promovendo a adoção de boas práticas que minimizam os impactes ambientais, a diminuição do risco de incêndio, o aumento do sequestro de CO2, a promoção da biodiversidade, com mais áreas de conservação. Em simultâneo, promovemos a dinamização da economia no mundo rural, combatendo a desertificação, através da criação de emprego e da fixação de empresas e populações.
Quais são os maiores desafios que os produtores florestais enfrentam atualmente e como é que o Clube os ajuda a superá-los?
Ao olhar para a floresta, em geral, e para os agentes da fileira florestal, em particular, podemos destacar como maior desafio a falta da gestão ativa da floresta. É precisamente esta falta de gestão que provoca impactos, nomeadamente no aumento de risco de incêndio, na redução de atividades dinamizadoras do negócio que ajudam a reforçar os agentes da fileira. O reforço da componente de gestão nas organizações, a necessidade de modernização do setor e, sobretudo, a dinamização do mercado de trabalho e a atração de recursos humanos são outros dos principais desafios com os quais se debatem os agentes da fileira florestal.
Que tipo de apoio técnico, financeiro ou educacional é dado pelo Clube aos seus membros para garantirem a competitividade?
O Clube Produtores Florestais Navigator foi pensado para ser uma caixa de ferramentas do setor florestal. No site do clube, podemos encontrar soluções desenvolvidas pelo grupo Navigator como o e-globulus, no qual disponibilizamos recomendações técnicas para os proprietários sobre adubação, preparação de terreno ou controlo de vegetação, com o objetivo de potenciar uma gestão sustentável e eficiente das plantações de eucaliptal. Ao mesmo tempo, para temas mais específicos – que não encontram resposta no e-globulus – disponibilizamos o programa premium, através do qual equipas da Navigator vão fisicamente ao local analisar as plantações e apresentar as soluções silvícolas ou mesmo um relatório com as indicações e recomendações técnicas de gestão.
A nível financeiro, não só criámos programas internos de dinamização à modernização do parque de máquinas dos membros, como também apostámos na conceção de uma parceria com o Crédito Agrícola, com condições preferenciais para os nossos membros. Estas iniciativas são reforçadas com o desenvolvimento de equipas internas de acompanhamento na construção e análise dos planos de viabilidade do investimento, permitindo não só desenvolver competências de gestão, mas reduzir e conhecer o nível de risco implícito no investimento.
Por fim, a nível educacional, disponibilizamos um vasto reportório de informação técnica na nossa biblioteca do conhecimento, promovemos formações técnicas exclusivas para os nossos membros, realizadas em frente de obra. Neste âmbito, também criámos uma plataforma de formações específica para o universo de membros do Clube, bem como formações de línguas ou de Office.
«Já em 2025 vamos olhar de forma atenta e ativa para temas como a segurança e a sinistralidade e para as pessoas, pois para ter futuro, o setor tem de conseguir formar, atrair e reter recursos humanos. Este será, sem dúvida, o campo em que, conjuntamente com os nossos parceiros, iremos trabalhar para apresentar soluções»
Quais são os planos para o futuro do Clube e como pretende continuar a inovar e impactar o setor florestal em Portugal?
A curto prazo, queremos apostar na consolidação dos projetos que já criámos e que levámos ao mercado, nomeadamente os de capacitação de agentes e a implementação dos benefícios criados ao longo deste primeiro ano de existência do Clube, pois, mais do que criar benefícios e programas de apoio, temos cada vez mais a preocupação de garantir que os membros estão informados da existência dessas vantagens e saibam como tirar proveito em benefício do seu negócio
A médio prazo, e tendo por base todo o trabalho de proximidade, queremos continuar a criar vantagens competitivas e protocolos que permitam aos nossos membros diferenciar-se e reduzir a sua estrutura de custos, potenciando e reforçando a sua competitividade. Já em 2025 vamos olhar de forma atenta e ativa para temas como a segurança e a sinistralidade e para as pessoas, pois para ter futuro, o setor tem de conseguir formar, atrair e reter recursos humanos. Este será, sem dúvida, o campo em que, conjuntamente com os nossos parceiros, iremos trabalhar para apresentar soluções.
Em traços gerais, vamos manter a nossa natureza evolutiva e inovadora. Esperamos que esta evolução advenha da contínua cooperação próxima com os membros e com os parceiros, representada pelo nosso lema “A união faz a floresta”, promovendo os 3 pilares do Clube Produtores Florestais Navigator: mais Proximidade, mais Investimento e mais Compromisso.
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