Faber investe na B’Zeos que abre operação em Portugal
A startup com sede fiscal na Suíça está a desenvolver parcerias com universidades, institutos de investigação e fornecedores locais de algas em Portugal, tendo já aberto uma filial no país.
O fundo de investimento português Faber investiu na B’Zeos, que abriu recentemente operação em Portugal. Com esta ronda seed, cujo valor não foi divulgado, eleva-se para mais de cinco milhões o capital já levantado pela startup, com sede fiscal na Suíça, que desenvolve embalagens compostáveis à base de algas marinhas.
“Estamos orgulhosos de expandir as nossas operações para Portugal, um país estratégico com recursos humanos altamente qualificados e uma posição de destaque na economia azul. Este novo capítulo permitirá consolidar a nossa liderança no mercado de embalagens sustentáveis e abrir portas para novas colaborações locais”, diz Guy Maurice, fundador e SeaEO da B’Zeos, citado em comunicado.
Fundada em 2017, a startup “está a desenvolver parcerias com universidades, institutos de investigação e fornecedores locais de algas e pretende desta forma colaborar com o setor das algas” em Portugal. Recentemente abriu uma subsidiária no país, para a qual “planeia contratar dois a três novos profissionais nos próximos dois anos nas áreas administrativa, I&D e compliance regulatória”, informa em comunicado.
“A procura por soluções de embalagens sustentáveis está a crescer rapidamente e estamos entusiasmados por apoiar a B’Zeos na sua missão de transformar a indústria em escala. Este investimento reflete o nosso compromisso de investir em soluções inovadoras com ligação ao oceano que podem impulsionar mudanças ambientais positivas e redefinir setores para um futuro sustentável”, diz Rita Sousa, partner da Faber, citada em comunicado.
A ronda seed, cujo valor a empresa não adianta, contou com a participação da ICIG Ventures, capital de risco do International Chemical Investors Group (ICIG), elevando para mais de 5 milhões de euros o financiamento até agora obtido pela empresa, junto de investidores e organizações como a Biotopeby VIB, a Sustainable Ocean Alliance (SOA), o Research Council of Norway, o Global Seaweed Coalition, o Innovation Norway e o programa Eurostars da Eureka Network.
Com esta injeção de capital, a empresa pretende “expandir-se e acelerar o desenvolvimento das suas soluções de embalagens compostáveis à base de algas marinhas”.
(Notícia atualizada com correção da sede fiscal da empresa, Suíça e não Noruega)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Faber investe na B’Zeos que abre operação em Portugal
{{ noCommentsLabel }}