Crédito ao consumo tem maior aumento em seis anos e bate recorde histórico de 30 mil milhões
Desde outubro do ano passado que o crédito ao consumo está a subir consecutivamente. Em outubro deste ano registou um aumento homólogo de 6,1%, registando a maior variação desde novembro de 2018.
As famílias continuam a aumentar o seu nível de endividamento. Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, o crédito ao consumo registou um crescimento homólogo de 6,1% em outubro, num montante equivalente a 71 milhões de euros.
Este aumento marca o 12.º mês consecutivo de expansão nesta modalidade de crédito, e “a maior taxa de variação anual desde novembro de 2018”, refere o Banco de Portugal em comunicado.
Com este aumento, o stock de empréstimos ao consumo e outros fins alcançou os 30,1 mil milhões de euros no final de outubro, o valor mais elevado desde pelo menos 1979 (início da série do Banco de Portugal).
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Desagregando os números, observa-se que o crédito pessoal liderou o crescimento, totalizando 12,5 mil milhões de euros, com uma taxa de variação anual de 7,3%. O crédito automóvel não ficou atrás, atingindo 8,3 mil milhões de euros e registando um aumento anual de 9,5%. Já os cartões de crédito, embora tenham desacelerado ligeiramente, mantiveram um crescimento robusto de 8,9%.
Este cenário de expansão do crédito ao consumo contrasta com o comportamento mais moderado do crédito à habitação, que, apesar de manter uma trajetória de aceleração desde o início do ano, cresceu a um ritmo mais contido de 2,3% em termos anuais.
Em contraste com a forte expansão do crédito às famílias, o crédito às empresas apresentou um crescimento modesto de 0,8% em termos anuais, com as microempresas e as grandes empresas a manterem taxas de variação anual positivas (7,8%, e 1,4% respetivamente), “enquanto as pequenas e médias empresas continuaram a registar taxas negativas (-2,0% e -5,1%, respetivamente)”, destaca o Banco de Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crédito ao consumo tem maior aumento em seis anos e bate recorde histórico de 30 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}