Adeptos emprestam 21 milhões ao FC Porto. Dragões falham fasquia dos 30 milhões

Dragões pretendia financiamento de 30 milhões de euros, mas só conseguiram obter 21 milhões através do empréstimo obrigacionista.

A SAD do FC Porto conseguiu financiar-se em 21 milhões de euros através de um empréstimo obrigacionista a três anos e no qual participaram cerca de 1.300 investidores, com os portistas a ficarem 30% aquém da fasquia dos 30 milhões que pretendiam.

A procura válida nesta operação ascendeu a 21,044 milhões de euros, sendo subscrita por 1.320 investidores (média de cerca de 16 mil euros por ordem de subscrição), mas atingiu apenas 70% do montante em oferta, indica a SAD dos dragões em comunicado enviado ao mercado esta segunda-feira.

A SAD do Porto oferecia uma taxa de juro bruta de 5,25% por títulos com o prazo de três anos (2024-2027), mas a situação de aperto financeiro que os dragões enfrentam afastou o interesse de muitos investidores.

A SAD liderada por André Villas-Boas encontra-se em situação de falência técnica e a negociar uma reestruturação da dívida de 520 milhões de euros no sentido de alongar as maturidades e baixar o custo.

Neste âmbito, já vendeu 30% dos direitos de exploração do Estádio do Dragão a um fundo espanhol num negócio que pode ascender a 100 milhões de euros (já recebeu 50 milhões) e no mês passado conseguiu um financiamento de 115 milhões de euros junto de investidores americanos através da nova sociedade criada para gerir a participação no estádio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adeptos emprestam 21 milhões ao FC Porto. Dragões falham fasquia dos 30 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião