A indústria audiovisual está a consolidar a sua posição como motor económico e de emprego global, crescendo mais rapidamente do que o PIB mundial
Segundo dados da empresa de consultoria PwC, as receitas do sector atingirão 2,8 biliões de dólares em 2023 a nível mundial, com um crescimento de 5% e ultrapassando o avanço do PIB mundial (3,2%).
A indústria global de Entretenimento & Media (E&M) continua a sua tendência ascendente, com as receitas do setor a crescerem 5% para 2,8 biliões de dólares em 2023, ultrapassando o ritmo da economia global (3,2%) e consolidando a sua posição como um pilar estratégico no ambiente económico e de emprego global, de acordo com dados fornecidos pela empresa de consultoria PwC no seu relatório ‘Entertainment & Media Outlook 2024-2028’.
O documento indica que as receitas do setor deverão continuar a crescer a uma taxa anual composta de 3,9% até 2028. Em Espanha, esta tendência reflete-se num crescimento anual estimado de 2,6%, atingindo os 42.907 milhões de euros. Neste contexto, sublinha que instituições como o The Core desempenham um papel fundamental na formação dos profissionais que irão impulsionar a inovação e garantir a competitividade do setor.
Embora o crescimento tenha abrandado face aos picos de 10% registados em 2021, o mercado continua a evoluir. Áreas como a publicidade digital, que deverá ultrapassar 1 bilião de dólares até 2026 com um crescimento anual de 6,7%, e a ascensão do streaming, onde as receitas de subscrições híbridas e modelos AVOD (baseados em publicidade) estão a crescer a dois dígitos, sublinham o dinamismo do setor.
Em Espanha, os serviços de vídeo OTT (Over The Top) registaram um crescimento notável, duplicando a sua dimensão desde 2020 e projetando receitas de 3,69 mil milhões de euros em 2028, com um forte impulso de plataformas como a Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video. Um setor à procura de talentos com uma abordagem disruptiva
Neste ecossistema gerador de emprego e em constante evolução, The Core, que pertence ao Planeta Formación y Universidades, indicou que se posiciona como uma instituição chave para formar os novos profissionais que são necessários e que irão liderar a mudança. Com programas adaptados às tendências globais, The Core explica que prepara os seus alunos para enfrentar os desafios do setor e aproveitar as oportunidades oferecidas pelas novas dinâmicas do mercado.
Neste sentido, dispõe de programas especializados em produção audiovisual, gestão de conteúdos digitais, marketing para o setor do entretenimento, design de experiências interativas e criatividade publicitária, entre outros. “O setor de E&M precisa de líderes que não só compreendam os desafios atuais, mas que tenham a capacidade de os transformar em oportunidades”, afirmou Mercedes Agüero Pérez, reitora do The Core. “A nossa missão é preparar profissionais com as competências necessárias para se destacarem num ambiente altamente competitivo e em constante mudança.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A indústria audiovisual está a consolidar a sua posição como motor económico e de emprego global, crescendo mais rapidamente do que o PIB mundial
{{ noCommentsLabel }}