Preço regulado da luz desce até 91 cêntimos mensais em 2025
"Com taxas e impostos, a fatura mensal apresentará reduções entre 0,85 e 0,91 euros no início do próximo ano", adianta a ERSE.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou, esta segunda-feira, as tarifas da eletricidade que estarão em vigor, para o mercado regulado, em 2025. “Com taxas e impostos, a fatura mensal apresentará reduções entre 0,85 e 0,91 euros no início do próximo ano”, afirma o regulador, em comunicado.
Este alívio só é possível considerando a alteração legislativa que aumenta o valor do consumo de energia sujeito à taxa reduzida de IVA — Imposto sobre o Valor Acrescentado. Sem este efeito, as tarifas para as famílias ficariam mais caras, em média, 2,1%, tanto em termos anuais quanto em termos mensais. A subida localizar-se-ia, em média, entre os 0,64 e os 1,60 euros.
Em outubro, o regulador havia proposto que o preço da eletricidade subisse 2,1% no próximo ano. No entanto, com taxas e impostos, a mesma entidade previa uma redução entre 82 e 88 cêntimos na fatura mensal.
Estão sujeitos a estas variações os cerca de 870 mil clientes que permaneciam, no final de setembro de 2024, no mercado regulado. No mercado liberalizado, os preços de venda a clientes finais variam entre comercializadores e dependem da oferta comercial contratualizada pelo cliente.
No entanto, a decisão da ERSE abre a porta a alívios também no mercado livre. Isto porque o regulador fixa o valor de uma componente, a tarifa de acesso às redes, que é comum entre os dois mercados. E esta tarifa vai cair 3,6% para os clientes de baixa tensão normal, ou seja as famílias. Para consumos mais altos, típicos de empresas e indústrias, a quebra nestas tarifas é ainda maior: na muito alta tensão caem 3,9%, na alta tensão 7,3% e em média tensão descem 9,1%.
No ano 2025, mantém-se o apoio da tarifa social. Os consumidores com direito a esta tarifa, quer no mercado regulado, quer no mercado liberalizado, beneficiam de um desconto de 33,8%.
(Notícia atualizada pela última vez às 20h49)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço regulado da luz desce até 91 cêntimos mensais em 2025
{{ noCommentsLabel }}