Exclusivo Growset tem dez milhões para ajudar empresas tech a acelerar

Em dois anos, os cofundadores da Growset querem investir 10 milhões de euros para ajudar tecnológicas, na fase pré-seed ao scaleup, a acelerar o seu crescimento com o mercado internacional na mira.

Da esquerda para a direita, João Prior, Nelson Rodrigues e Frederico Mangas, os cofundadores da Growset.

Juntos têm décadas de experiência no setor das tecnologias e como empreendedores. Agora João Prior (ex-Deloitte), Frederico Mangas (Indigo) e Nelson Rodrigues (Mediaweb) avançaram com um novo desafio: a Growset. Em dois anos querem investir dez milhões de euros para ajudar tecnológicas da fase pré-seed ao scaleup a acelerar o seu crescimento com o mercado internacional na mira.

“O nosso foco está em apoiar empresas de serviços, principalmente nas que operam com tecnologia low-code e inteligência artificial no processo e abordagem ao mercado nacional e internacional. Acreditamos que estas empresas podem tirar partido de uma partilha lado a lado, com quem já percorreu o mesmo caminho e fala a ‘linguagem’ delas”, afirma João Prior, cofundador e CEO da Growset, ao ECO.

Antigo associate partner da Deloitte na área de tecnologia, consultora à qual esteve ligado durante mais de três anos, João Prior junta-se agora a Frederico Mangas, que em 2014 fundou a Indigo, uma empresa de professional services especializada em low-code, e a Nelson Rodrigues — profissional com 18 anos de experiência no setor tech, fundador da Mediaweb, empresa especializada em experiências digitais, implementação em low-code, tecnologias tradicionais e inteligência artificial (IA) — neste novo projeto assente num “modelo de venture builder e gestora de participações”.

“A Growset nasceu da intenção de criar um projeto que partilhasse as competências que adquirimos ao longo dos anos enquanto empreendedores no setor tecnológico. Como investidores, sentimos o desejo de aplicar essa experiência para ajudar outros fundadores que estão a iniciar ou a consolidar o seu percurso. Por experiência própria, sabemos o quão desafiante é criar e escalar um negócio, e acreditamos no poder da cooperação e da complementaridade na criação de valor”, explica o CEO.

Crescer portefólio de ativos

A Growset arranca com um portefólio de sete ativos — Indigo, Mediaweb, Trusted, Burgundy, Retone, Nexa e Spread — “que gera mais de 10 milhões de euros em faturação, sendo que 75% desse valor provém de mercados internacionais”, adianta João Prior. “Temos presença em áreas como desenvolvimento de software, experiência do utilizador (UX), IA, consultoria tecnológica e formação, com o objetivo de integrar diferentes competências para criar soluções mais completas e alinhadas com as necessidades dos clientes”, detalha o CEO.

Portefólio de ativos que quer reforçar através de um “modelo de venture builder e gestora de participações”, em que a Growset “adquire sempre uma parte dos negócios — mas nunca a totalidade — para assegurar o alinhamento de interesses entre a nossa equipa e os fundadores”.

Dez milhões para investir

“Pretendemos investir dez milhões de euros nos próximos dois anos“, adianta João Prior. “Algum deste montante são capitais próprios e outro estamos a trabalhar com alguns parceiros financeiros. Hoje em dia temos um conjunto de ativos — e a tipologia de ativos que investimos são tipicamente empresas que prestam serviços profissionais de tecnologia no espectro low code e IA”, explica o CEO.

Ao nível de investimento, a Growset não tem tickets mínimos ou máximos para alocar às empresas, que podem ser investidas desde a fase pré-seed à de scaleup.

“Procuramos negócios com soluções flexíveis e escaláveis, que estejam assentes em produtos e aceleradores. Temos ainda uma forte aposta em novas ideias, que possamos colocar rapidamente no mercado em lógica de MVP [Produto mínimo Viável, em português] e agregar serviços associados”, diz João Prior, frisando que o papel da Growset vai para lá de investidor financeiro.

Queremos que o fundador sinta que está no comando do negócio e que nós funcionamos como um catalisador, um acelerador, para o ajudar a crescer, com o nosso know-how e experiência, com competências que não têm, seja também com injeção de capital. Não queremos que seja só um modelo puramente financeiro.

João Prior

Cofundador e CEO da Growset

“O nosso modelo não é puramente de investimento financeiro. Pelo facto de já termos fundado as nossas empresas, acabamos por ser também advisors dos fundadores, lado a lado, num conjunto de temas: vendas, estratégicos, financeiros”, explica, dando como exemplo o papel desempenhado junto de uma das associadas — a Mediaweb —, em que a colaboração da Growset “permitiu abrir mercados no Médio Oriente, mas também nos Estados Unidos para a empresa”.

Por norma, nos projetos, a empresa terá “sempre participações”, não adquirem a 100%. E explica porquê. “Queremos que o fundador sinta que está no comando do negócio e que nós funcionamos como um catalisador, um acelerador, para o ajudar a crescer, com o nosso know-how e experiência, com competências que não têm, seja também com injeção de capital. Não queremos que seja só um modelo puramente financeiro”, reforça.

Além da entrada em empresas já no mercado, a Growset quer ter ainda um papel de incubadora ou aceleradora no ecossistema de empreendedorismo. “Estamos também a explorar novas iniciativas através do nosso Labs, com um foco especial no desenvolvimento de ideias práticas e viáveis para o mercado”, diz. Duas das empresas no atual portefólio — a Nexa e a Spread — resultaram dessa “lógica de Lab”.

“Ideias novas que fazemos seed, ou seja, financiamos porque resolvem nichos específicos de mercado”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Growset tem dez milhões para ajudar empresas tech a acelerar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião