Mais de metade das verbas do apoio à compra de carros elétricos está por atribuir

As candidaturas ao apoio proveniente do Fundo Ambiental para a compra de veículos elétricos terminam no final do ano, estando por atribuir 2,6 milhões de euros da verba total.

O programa do Governo de incentivos à compra de veículos elétricos, que devolve 4.000 euros aos cidadãos que abatam um carro antigo e comprem um automóvel 100% elétrico, ainda tem por atribuir 2,6 milhões de euros da verba disponível de 4,2 milhões de euros, revela o Jornal de Notícias (acesso pago).

Desde outubro, o Fundo Ambiental recebeu 417 pedidos para um limite de 1.050 incentivos a atribuir para a aquisição de carros elétricos. Desse total, já foram aceites 293 candidaturas, 72 aguardavam elementos adicionais e 32 estavam por validar, enquanto 39 foram excluídas. O prazo das candidaturas termina em 31 de dezembro.

Segundo o presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), Pedro Faria, a “taxa de execução muito baixa” deste programa deve-se à opção do Governo de “misturar” o apoio à aquisição de veículos novos com o da renovação da frota. A exigência de abater uma viatura a combustíveis fósseis com mais de dez anos é “errada”, critica o responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade das verbas do apoio à compra de carros elétricos está por atribuir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião