Portugueses estão mais consumistas e compras na época natalícia sobem 15%
23 de dezembro foi o dia com maior número de transações (dez milhões) e o dia 24 de dezembro atingiu o pico de maior número de transações por segundo (402).
O consumo na época natalícia deste ano voltou a crescer em Portugal, registando um aumento de 15% no número e no valor total de compras realizadas entre os dias 1 e 24 de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2023. Dados da SIBS Analytics mostram ainda que nesse período de análise, os portugueses fizeram em média 8,6 milhões de compras por dia.
Segundo os dados divulgados, o dia em que se registaram mais compras foi a 23 de dezembro, com mais de 10 milhões de compras registadas. Foi no dia 24 de dezembro que se registou o maior pico de transações por segundo, com 402 transações a serem realizadas às 11h37. No Top 3 de dias com maior variação de número de compras vs a média diária, destacam-se também os dias 20 de dezembro e 21 de dezembro (+13% em ambos).
O pagamento por Mb Way registou um crescimento de 43% no número de compras físicas e de 44% em compras online quando comparado com o período homólogo de 2023.
Em termos de evolução do consumo, o comércio online manteve a tendência de crescimento, representando 21% em valor e 19% em número do total de compras realizadas entre dia 1 e 24 de dezembro, com um aumento de 30% em número e 36% em valor face ao ano anterior. Por outro lado, as compras em loja registaram um aumento de 11% em número e 10% em valor.
Em termos de setores de maior crescimento no número de compras na época natalícia destacam-se Brinquedos e Jogos (+69%), Decoração e Casa (+59%), Perfumaria e Cosmética (+46%) e Moda e Acessórios (+39%), quando comparados com a média mensal de janeiro a novembro de 2024.
Relativamente ao consumo de estrangeiros em Portugal, os dados da entidade gestora da rede Multibanco evidenciam que, durante a época natalícia, o número de compras físicas aumentou 12% em número e 4% em valor face ao mesmo período em 2023. Em contrapartida, as compras físicas realizadas por portugueses no estrangeiro diminuíram ligeiramente, com reduções de 2% no número de transações e de 6% no valor.
Um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) já dava conta que neste Natal os portugueses estavam mais generosos, com cada pessoa a gastar em média 392 euros em presentes de natal, mais 36 euros que o ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses estão mais consumistas e compras na época natalícia sobem 15%
{{ noCommentsLabel }}