Turismo continua a crescer. Dormidas sobem 4,1% até novembro

Residentes contribuíram mais para a atividade turística até ao penúltimo mês do ano. Quanto aos mercados externos, o britânico manteve-se como principal emissor, segundo a estimativa rápida do INE.

A atividade turística em Portugal mantém-se a crescer e, desta vez, à boleia de quem cá mora. As dormidas aumentaram 4,1% até novembro, sendo que a subida foi de 2,5% nos residentes e de 4,8% nos não residentes, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Só em novembro, o setor do alojamento turístico registou 2,2 milhões de hóspedes e 5 milhões de dormidas, o que significa crescimentos de 14% e 9,8%, respetivamente. Esse acréscimo verificou-se em todas as zonas do país, embora tenha sido mais expressivo no Centro (+24,6%), na Península de Setúbal (+19,3%), no Norte (+18,3%) e na Região Autónoma dos Açores (+16,4%).

“As dormidas de residentes registaram um aumento expressivo (+22,2%, após +0,9% em outubro), correspondendo a 1,7 milhões, enquanto as dos não residentes registaram um crescimento mais modesto (+4,6%, após +3,1% em outubro), totalizando 3,4 milhões”, detalha o INE.

Analisando a performance dos mercados externos, o britânico manteve-se como principal emissor (com uma quota de 14,7%), tendo crescido 0,3% só no mês de novembro. Ter-se-á seguido a Alemanha (12,5%), após uma subida de 2,1%. No penúltimo mês do ano, a Polónia destacou-se entre o Top 10 de países com o maior aumento (+15,9%), antes do Canadá (12,4%) e dos Países Baixos (+11,9%), segundo o organismo de estatística nacional.

A ocupação-quarto dos alojamento turísticos atingiu quase os 50% (49%), numa época considerada baixa. Já a taxa líquida de ocupação-cama fixou-se nos 37,7%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo continua a crescer. Dormidas sobem 4,1% até novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião