Primeiro-ministro eslovaco acusa Zelenski de “sabotar” finanças da UE
"A decisão do presidente Zelenski só beneficia os EUA", acusou o primeiro-ministro eslovaco, após o fim do transporte de gás russo através de gasodutos na Ucrânia.
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, acusou esta quinta-feira o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, de “sabotar” as finanças da União Europeia e ameaçou cortar apoios aos ucranianos residentes na Eslováquia. A acusação e a ameaça foram feitas na sequência do fim do transporte de gás russo para a Europa através da Ucrânia.
Fico avançou que a “decisão unilateral” de Zelenski representa uma perda anual de “quase 500 milhões de dólares” para a Eslováquia, receita esta proveniente dos direitos de passagem do gás russo pelo território eslovaco.
Disse também que a União Europeia vai pagar uma eletricidade mais cara e que a Federação Russa não é afetada pela decisão da Ucrânia. “A decisão do presidente Zelenski só beneficia os EUA”, acrescentou. Fico atacou ainda a oposição e a comunicação social do seu país por “calarem” e “tolerarem” a “sabotagem de Zelenski”.
O líder eslovaco adiantou que o governo vai estudar que resposta pode dar, entre as quais a redução de fornecimento de eletricidade à Ucrânia e do apoio aos ucranianos que vivem na Eslováquia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeiro-ministro eslovaco acusa Zelenski de “sabotar” finanças da UE
{{ noCommentsLabel }}