AICEP contratualizou 420 milhões de euros em investimentos em 2024

Os projetos vão permitir criar mais de 1.000 postos de trabalho, segundo os números do ministério da Economia. Investimentos na área do automóvel, semicondutores e farmacêutico destacam-se.

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal contratualizou investimentos de 420 milhões de euros, no último ano, que vão permitir criar mais de mil postos de trabalho em seis áreas de atividade, revela o ministério da Economia. Setores automóvel, farmacêutico, semicondutores, tecnologias da informação, plásticos e madeira destacam-se nos investimentos.

“Este conjunto importante de investimentos contratualizados, em setores estratégicos e com
criação forte de emprego qualificado, são uma prova de confiança dos investidores na
economia portuguesa e uma aposta no nosso futuro”, sublinha o Ministro da Economia, Pedro
Reis.

O ministério da Economia adianta que, além dos mil postos de trabalho que serão criados, “os projetos abrangidos por este pacote de investimento permitirão afetar de forma permanente mais de 600 trabalhadores altamente qualificados a atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico”.

“O reforço muito expressivo da contratualização de investimento permitirá à economia portuguesa arrancar 2025 com boas perspetivas de criação de valor e postos de trabalho, numa conjuntura externa desafiante”, acrescenta o mesmo comunicado.

Em termos de projetos, o ministério da Economia destaca:

  • Um investimento de 150 milhões de euros da Amkor Technology, a antiga Qimonda, para aumentar a capacidade da sua unidade fabril de Vila do Conde;
  • Um projeto de 47 milhões de euros da West Horse Powertrain Portugal para reforçar a sua capacidade produtiva em Cacia;
  • Investimento de 26 milhões de euros da Bosch Car Multimedia para desenvolver soluções inovadoras de tecnologia e de eletrónica;
  • 28 milhões de euros da Vicaima – Indústria de Madeira e Derivados para aumentar a cpacidade de produção na unidade de Vale de Cambra;
  • Investimentos de 47 milhões de euros da Medinfar, Bial e Glint aplicados à saúde.

Estes projetos, realça o ministério da Economia, somam-se a outras iniciativas já em execução, nomeadamente a fábrica de Mangualde da Stellantis, que iniciou em outubro a produção em série de veículos elétricos, na sequência de um investimento global de 119 milhões de euros.

Já a Bosch inaugurou o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis de Climatização, com um investimento de 35 milhões de euros. E a Lufthansa Tecnik anunciou a instalação de uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro, lembra o ministério liderado por Pedro Reis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AICEP contratualizou 420 milhões de euros em investimentos em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião