Exclusivo Francisco Proença de Carvalho abre novo escritório de advogados
Projeto foi pensado ao longo dos últimos meses e deverá ser apresentado nos próximos dias. Equipa conta já com 14 profissionais.
O advogado Francisco Proença de Carvalho vai abrir, nos próximos dias, uma nova sociedade de advogados, em Lisboa. Segundo apurou o ECO/Advocatus, o projeto foi pensado ao longo dos últimos meses e pretende demarcar-se do modelo em que funcionam as grandes sociedades de advogados, trazendo para o mercado um novo conceito de advocacia.
Além de Francisco Proença de Carvalho, que se tem dedicado à área de Resolução de Litígios, são mais treze os advogados que integram esta nova sociedade. André Matias de Almeida, com prática em Direito Comercial, Societário e M&A transita da Albuquerque & Almeida Advogados com uma equipa de sete outros advogados.
Na nova equipa estarão, ainda, os advogados Eduarda Proença de Carvalho, especialista em Direito da Família e Sucessões, que saiu da Uría Menéndez e vai dedicar-se à área de Private Clients, Francisco Sousa Coutinho que deixou a Direção da área de Imobiliário da PwC Legal para agora assumir a área de Imobiliário e Urbanismo, Filipa Loureiro, na Resolução de Litígios e Laboral, Frederico Pestana, Comercial, Imobiliário e Direito da Saúde e Bárbara Schürmann – que, após sair da Gama Glória no final de 2024, será responsável pela a área de Direito Fiscal.
“Como anunciei há cerca de seis meses, o último dia do mês de agosto foi também o meu último dia na Uría Menéndez. Tenho sido um privilegiado na advocacia”. Foi desta forma que o advogado Francisco Proença de Carvalho anunciou, em setembro, na sua rede de Linkedin, que estava oficialmente fora da Uría Menéndez.
“Nasceu em Portugal a marca Uría Menéndez – Proença de Carvalho. Foram 14 anos de grande sucesso coletivo. É um orgulho ter integrado esta equipa ibérica, especialmente pela oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias de várias nacionalidades. Foi também uma oportunidade única de entender o funcionamento e a dinâmica da advocacia internacional”, disse o até aqui sócio da Uría Menéndez.
Proença de Carvalho anunciou a saída da Uría Menéndez em fevereiro, deixando em agosto a firma que integrou há 14 anos, no âmbito da fusão da Proença de Carvalho & Associados, escritório fundado por Daniel Proença de Carvalho, com o escritório ibérico. A saída do sócio implicou também o fim da associação entre a marca Proença de Carvalho e a marca Uría Menéndez. Assim, a operar no mercado português sob a designação Uría Menéndez – Proença de Carvalho desde 2010, a partir de setembro, a sociedade de advogados volta a designar-se Uría Menéndez.
“Depois de mais de 20 anos de exercício da profissão e de 14 gratificantes anos na Uría Menéndez-Proença de Carvalho, decidi dar um novo rumo à minha carreira de advogado num modelo mais compatível com a minha vontade de conciliar a advocacia com outros interesses profissionais e pessoais“, sublinha Francisco Proença de Carvalho.
O advogado de Ricardo Salgado e coordenador do Rock ‘n’ Law durante dez anos esteve ainda nos casos BCP, BPP, CTT, no caso das Secretas e defendeu o economista canadiano Peter Boone num caso de manipulação da dívida pública portuguesa. É também advogado de empresas e pessoas singulares em processos civis, arbitragens e na área da criminalidade económico-financeira. Francisco Proença de Carvalho ingressou na Uría Menéndez – Proença de Carvalho em abril de 2010, na sequência da fusão da Proença de Carvalho & Associados, de que era sócio, com a Uría Menéndez.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Francisco Proença de Carvalho abre novo escritório de advogados
{{ noCommentsLabel }}