Júri confirma que consórcio da Mota-Engil foi sozinho ao concurso para o segundo troço da alta velocidade

O júri do concurso internacional para o segundo troço da linha de alta velocidade Porto Lisboa confirmou esta terça-feira que o consórcio português entregou a única proposta válida.

O consórcio Lusolav, que integra seis construtoras portuguesas, é o único concorrente à construção e manutenção do segundo troço da linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, que ligará Oiã (Coimbra) a Soure (Leiria), confirmou esta terça-feira o júri do concurso.

A abertura das propostas submetidas na Plataforma de Compras Públicas teve lugar esta manhã. Foram carregados dois documentos. Um deles “corresponde efetivamente a uma proposta apresentada pela Lusolav III Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade”, o consórcio que integra a Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril

A Infraestruturas de Portugal informa que foi ainda carregado um documento apresentado pela empresa VIAMAPA – Serviços de Topografia SA, mas que “corresponde a uma declaração de não apresentação de proposta, pelo que não foi considerada esta entidade como Concorrente“.

Assim, o consórcio Lusolav entregou a única proposta válida, como o ECO avançou ontem. É o único que consta da lista de concorrentes publicada pelo júri na Plataforma de Compras Públicas, como já aconteceu no concurso para o primeiro troço, entre a estação da Campanhã e Oiã.

A segunda Parceria Público-Privada (PPP) da alta velocidade tem um preço-base, em valor atual líquido, de 1.604 milhões de euros, com a Infraestruturas de Portugal (IP) a estimar um investimento total de 1.918 milhões. A preços correntes, a IP irá pagar 4.207 milhões, ao longo dos 30 anos de concessão, a que acrescem 395 milhões em despesas inerentes aos projetos, expropriações e obras.

Quando estiver concluída, a linha ferroviária de Alta Velocidade vai permitir viajar entre o Porto e Lisboa em 1h15, menos de metade das atuais 2h49.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Júri confirma que consórcio da Mota-Engil foi sozinho ao concurso para o segundo troço da alta velocidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião