Governo procura atrair turistas no México, Argentina e Arábia Saudita
Secretário de Estado do Turismo considera que o novo aeroporto de Lisboa "é fundamental para alargar a conectividade de Portugal com países emergentes como o México e Argentina".
Portugal quer atrair turistas de outros destinos com especial enfoque no México, Argentina e Arábia Saudita. O objetivo é potenciar o crescimento em valor, numa altura que o turismo espera bater recordes este ano com 33 milhões de hóspedes e 6,5 mil milhões em receitas.
“Estamos a trabalhar no sentido de podermos ter um alargamento a mercados que ainda hoje não têm conectividade com Portugal, como é o caso do México e Argentina“, afirma o secretário de Estado do Turismo. No caso da Arábia Saudita, Pedro Machado garante que o Governo “anda a trabalhar há mais de um ano com este país, e que o mesmo já demonstrou vontade “em estar conectado com o nosso país“, nota Pedro Machado.
Face a esta ambição, o secretário de Estado do Turismo de Portugal refere que “o novo aeroporto de Lisboa é fundamental para esta ambição de Portugal conseguir alargar o perímetro daquilo que é hoje a conectividade que queremos ter com estes países emergentes”, nota Pedro Machado, durante a conferência “Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025”, promovida pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).
A emergência do aeroporto de Lisboa é fundamental para esta ambição de Portugal conseguir alargar o perímetro daquilo que é hoje a conectividade que queremos ter com estes países emergentes.
Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), reconhece a importância do novo aeroporto de Lisboa para o setor do turismo e reforça que “continuará a insistir na urgência” desta infraestrutura, assim como na linha de alta velocidade, na necessidade de responder à falta de recursos humanos e de aproveitar o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) — “Não podemos perder um euro deste PRR”, remata.
No âmbito da celebração da World Travel Market 2024, uma das feiras de turismo mais relevantes a nível mundial, o secretário de Estado do Turismo de Portugal reuniu-se com Josefina Rodríguez Zamora, ministra do turismo do México, para estabelecer projetos conjuntos de cooperação em matéria de turismo, destacando-se as oportunidades de conectividade aérea, como a abertura de um voo direto entre Lisboa e a Cidade do México, lê-se numa publicação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
A AICEP avança ainda, nessa mesma publicação, que foi também proposta a participação do México na próxima edição da Feira de Turismo de Lisboa, em março, e que serão realizadas ações no âmbito da celebração dos 160 anos das relações diplomáticas entre o México e Portugal.
O ano passado, os operadores turísticos mostraram a ambição de captar mais turistas dos Estados Unidos, Canadá, China, Coreia do Sul e Turquia.
Governo pede que municípios sejam transparentes sobre o uso das receitas da taxa turística
O secretário de Estado do Turismo disse ainda que espera que os municípios que implementaram taxa turística sejam transparentes e que, de forma “objetiva e consistente”, anunciem que investimentos vão fazer com as receitas obtidas, numa altura que dos 308 concelhos portugueses, 40 já cobram taxa municipal turística.
“Aquilo que espero é que, pelo menos, aqueles municípios que estão a implementar as taxas turísticas tenham, de forma objetiva, consistente, e diria até mais, publicamente anunciado, onde vão fazer os investimentos que decorrem dessa arrecadação de receita”, afirmou o secretário de Estado, à margem da conferência turismo em Portugal.
Pedro Machado recorda ainda que a taxa turística foi criada “não só para ser um dissuasor da concentração, mas, sobretudo para reforçar aquilo que é o investimento na qualificação da experiência turística”.
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