Gouveia e Melo surge como favorito em nova sondagem para as eleições presidenciais
Entre 19 potenciais candidatos, o agora almirante na reserva é o que regista maior potencial de voto (57%). Seguem-se António Guterres e Mário Centeno, mostra estudo da Pitagórica.
Apesar de ainda não ter anunciado a candidatura às eleições presidenciais do próximo ano, Gouveia e Melo lidera a sondagem da Pitagórica para a TSF/Jornal de Notícias/TVI/CNN Portugal. Entre 19 potenciais candidatos, é o que regista maior potencial de voto (57%). Além de 28% dos inquiridos afirmarem que votariam “de certeza” nele e outros 29% admitirem que “talvez” o façam, o nome do agora almirante na reserva é também o nome com menor rejeição de voto (apenas 39%).
António Guterres — cuja duração, até ao fim de 2026, do mandato como secretário-geral da ONU o deve deixar fora da corrida ao Palácio de Belém — registou resultados semelhantes: 28% afirmam que votariam “de certeza” e 26% “talvez” votassem nele. Porém, a taxa de rejeição, nos 44%, é maior do que a de Gouveia e Melo.
O ex-ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, surge como o terceiro “protocandidato” com maior potencial de voto (43%). E, entre os possíveis nomes ligados ao PS, tem a melhor prestação (32%) numa hipotética segunda volta frente a Gouveia e Melo (51%), empatando com Pedro Passos Coelho e vencendo Marques Mendes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gouveia e Melo surge como favorito em nova sondagem para as eleições presidenciais
{{ noCommentsLabel }}