Governo e sindicato dos farmacêuticos chegam a acordo

Farmacêuticos irão aumentar, em média, seis níveis na tabela remuneratória das categorias de assessor sénior, assessor e assistente.

O Governo e o sindicato dos farmacêuticos chegaram a acordo para uma valorização remuneratória faseada entre 2025 e 2027 para todos estes profissionais. De acordo com o comunicado divulgado esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, os farmacêuticos irão aumentar, em média, seis níveis na tabela remuneratória das categorias de assessor sénior, assessor e assistente.

O processo de negociação entre as partes arrancou no final de abril, ficando assim concluído nove meses depois. “Neste acordo será garantido o enquadramento na carreira farmacêutica dos profissionais cuja equiparação à especialidade foi obtida durante o ano de 2024“, pode ler-se no comunicado.

Os residentes farmacêuticos também irão ter valorizações até 2027, “diferenciando-se a sua formação especializada do primeiro e segundos anos do terceiro e quartos anos, aumentando seis níveis remuneratórios em 2027 para aqueles que estiverem na última fase desta formação”.

“Durante 2025, o governo compromete-se a salvaguardar a manutenção do contrato a termo resolutivo incerto, ou da comissão de serviço até ao recrutamento por concurso em função das necessidades dos estabelecimentos ou serviços de saúde, com o limite de 18 meses“, refere.

Foi ainda acordada a abertura de 50 vagas para concursos de assessores seniores e de 150 assessores, respetivamente, em 2025 e em 2027.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo e sindicato dos farmacêuticos chegam a acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião