Maria João Carioca e João Diogo Marques da Silva são novos co-CEO interinos da Galp
A ex-CFO e o vice-presidente da área comercial foram nomeados co-CEO interinos, após a saída de Filipe Silva. A Galp não especificou se as nomeações serão até à próxima AG ou até o fim do mandato.
Maria João Carioca, que liderava a pasta das finanças na Galp GALP 0,77% desde maio de 2023, e João Diogo Marques da Silva, até agora vice-presidente executivo para a área comercial, foram nomeados como co-CEO interinos da petrolífera, anunciou empresa em comunicado divulgado no site da CMVM.
A nomeação vem na sequência da saída de Filipe Silva, que apresentou a demissão na sequência de uma investigação interna sobre um relacionamento com uma diretora de topo, noticiada pelo ECO.
“A Galp informa que o seu Conselho de Administração deliberou por unanimidade nomear os seus administradores Maria João Carioca (CFO) e João Diogo Marques da Silva (EVP Comercial) como co-presidentes interinos da comissão executiva (CEO), acumulando ambas as funções“, referiu a Galp no comunicado. ”
Georgios Papadimitriou, Ronald Doesburg e Rodrigo Vilanova continuarão na comissão executiva com as mesmas responsabilidades, adiantou. Adicionalmente, a Galp informou sobre a cooptação de Nuno Holbech Bastos, ex-diretor da área de Estratégia & M&A da Galp, como membro do conselho de administração e membro da comissão executiva, que será submetida à ratificação dos acionistas na próxima assembleia-geral anual.
Ao nível do conselho de administração, Nuno Holbech Bastos será responsável pela direção da área de Upstream, acrescentou.
“Parceria equilibrada e poderosa”
“A senioridade profissional e a sólida perspicácia financeira da Maria João, combinadas com a profunda integração do João Diogo na nossa cultura empresarial e décadas de serviço dedicado, criam uma parceria equilibrada e poderosa“, sublinhou Paula Amorim, presidente do conselho de administração da Galp.
“Estou confiante de que esta co-liderança irá impulsionar a nossa Empresa, mantendo um caminho estratégico bem definido”, vincou.
Maria João Carioca chegou à Galp em maio de 2023, depois de exercer o cargo de CFO na comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos e ter sido membro do Conselho de Administração da mesma instituição. Acumulou com as funções na CGD, entre 2017 e 2022, o cargo de membro não-executivo do Conselho de Administração da SIBS, depois de já ter tido o mesmo papel, entre 2011 e 2013, na mesma empresa.
Anteriormente, conta uma breve passagem, de menos de um ano, como CEO da Euronext e da Interbolsa, que assumiu após o cargo de Responsável de Estratégia da SIBS. A sua experiência profissional mais longa teve lugar na McKinsey, consultora na qual iniciou o percurso profissional em 1993 e na qual se manteve por 11 anos. É licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e tem um MBA pela INSEAD.
João Diogo Marques da Silva está na Galp há quase 23 anos. Segundo a sua página no LinkedIn, entrou na empresa em 2002 na área da gestão do planeamento e controlo corporate, tendo passado depois por cargos na gestão financeira das unidades de supply&trading e gas&power, depois na chefia de corporate finance e M&A (2014-2017) e do retalho em Espanha (2017-2023), antes de entrar no board executivo em maio de 2023.
Antes do anúncio das nomeações, as ações da Galp fecharam sexta-feira a caírem 0,77% para 16,185 euros, numa sessão em que o índice PSI desceu 1,53%.
(Notícia atualizada às 18h32)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maria João Carioca e João Diogo Marques da Silva são novos co-CEO interinos da Galp
{{ noCommentsLabel }}