Garland responde a “desafios” do Brexit com rota marítima direta para a Irlanda

"Esta nova linha surge como resposta aos desafios impostos pelo Brexit, que tornaram a rota terrestre via Inglaterra ineficiente em termos de tempo, custos e burocracia", explica a transportadora. 

A Garland vai iniciar uma nova operação de exportação para a Irlanda, com uma saída semanal via marítima a partir de Portugal. “Esta nova linha surge como resposta aos desafios impostos pelo Brexit, que tornaram a rota terrestre via Inglaterra ineficiente em termos de tempo, custos e burocracia”, explica a empresa de transportes, logística e navegação.

“Esta nova linha marítima para a Irlanda visa colmatar uma lacuna no portefólio da empresa Garland, que até agora não tinha oferecido uma solução eficiente para este mercado específico, após o Brexit“, explica em comunicado, acrescentando que “o desafio imediato será fomentar a exportação para a Irlanda, um destino que ainda não é muito explorado pelos exportadores portugueses, mas que está a crescer todos os anos e com um emergente potencial”.

A Garland detalha que esta operação arranca oficialmente no dia 17 de janeiro, com saídas semanais às sextas-feiras e um tempo de entrega entre 5 e 7 dias. Indústria têxtil, calçado e cerâmica são alguns dos setores que já estão a aderir a esta nova rota, segundo garante a transportadora.

Numa fase inicial, a Garland prevê, pelo menos, uma saída por semana em regime de grupagem. No entanto, salvaguarda que as “expectativas são de crescimento, acompanhando o aumento da procura com mais saídas”.

O grupo liderado por Mark Dawson explica ainda que até agora o transporte com a Garland para a Irlanda era feito através de agentes no Reino Unido e Bélgica, “o que resultava em tempos de entrega prolongados”. A transportadora garante que “com o novo serviço, operado em parceria com a Allmed, uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado irlandês, (…) oferece aos clientes uma solução direta, rápida e competitiva”.

Fundado em 1776 por Thomas Garland, o grupo disponibiliza serviços de transporte rodoviário diário para todo Europa com mais de 30 rotas semanais diretas. A Garland, que emprega quase 500 pessoas e tem centros logísticos em Cascais, Alcochete, Aveiro, Vila Nova de Gaia e Maia, fechou o ano de 2023 com uma faturação de 117 milhões de euros.

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