Transporte aéreo cresce 6%. Aeroportos portugueses receberam 4,7 milhões de passageiros em novembro
No penúltimo mês do ano, 4,7 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos portugueses, ficando 6,2% acima de novembro de 2023.
Depois de uma desaceleração em outubro, os aeroportos portugueses receberam 4,7 milhões de passageiros em novembro, o que evidencia uma subida de 6,2% face ao mesmo mês de 2023, de acordo com as estatísticas rápidas divulgadas esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Novembro registou um desembarque médio diário de 75,8 mil passageiros, valor que é 7,1% superior ao observado no mesmo mês de 2023 (70,8 mil), enquanto o número de aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais em voos comerciais teve um ligeiro aumento de 0,4%, para 16,7 mil.
No mês em análise, 81,3% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, ou seja, 1,8 milhões. A maioria (66,3% do total) era proveniente do continente europeu, refletindo uma subida homóloga de 4,8%. O continente americano foi a segunda principal origem, com 9,4% do total de passageiros desembarcados (mais 11,5% face a novembro de 2023).
Quanto ao destino dos passageiros, 82,7% corresponderam a tráfego internacional, num total de 2,0 milhões de pessoas. O principal destino foram países da Europa (67,6% do total), com um crescimento homólogo de 3,2%. O segundo principal destino dos passageiros embarcados foi, igualmente, o continente americano (10% do total).
O gabinete estatístico nota ainda que, no penúltimo mês de 2024, verificou-se um crescimento de 10,6% no movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais face a novembro de 2023, num total de 22,7 mil toneladas. Porém, em relação a outubro, trata-se de uma desaceleração de 7,1 pontos percentuais.
Já no acumulado do ano, nomeadamente de janeiro a novembro, as estatísticas rápidas do transporte aéreo do INE revelam que houve um aumento de 4,3% no número de passageiros face ao mesmo período de 2023, para um total de 65,7 milhões.
Nos primeiros 11 meses de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com o número de passageiros desembarcados e embarcados a aumentarem 1,5% e 1,4%, respetivamente, em termos homólogos.
Em sentido inverso, França registou decréscimos tanto nos passageiros desembarcados (-3,3%), como nos embarcados (-3,9%), embora seja o segundo principal país de origem e destino dos voos nos aeroportos portugueses. Espanha, Alemanha e Itália ocupam a terceira, a quarta e a quinta posições, na mesma ordem.
No período em análise, o aeroporto de Lisboa movimentou quase metade do total de passageiros (49,4%), cerca de 32,5 milhões. Este valor aponta para um aumento de 4,3% comparativamente aos primeiros 11 meses de 2023.
O aeroporto do Porto, por sua vez, concentrou 22,5% do total de passageiros, com uma subida homóloga de 4,9%, para 14,8 milhões. Faro foi o terceiro aeroporto com maior movimento de passageiros até novembro de 2024, tendo registado um crescimento de apenas 1,9%, para 9,5 milhões.
(Notícia atualizada às 12h14)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Transporte aéreo cresce 6%. Aeroportos portugueses receberam 4,7 milhões de passageiros em novembro
{{ noCommentsLabel }}