5 coisas que vão marcar o dia

O presidente da CGD vai ao Parlamento e Carlos Costa Neves toma posse enquanto secretário-geral do Governo. Já a Jerónimo Martins divulga os dados operacionais relativos a 2023.

No mesmo dia em que Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos, vai ao Parlamento explicar o plano de redução de serviços prestados nas agências e do número de trabalhadores, Carlos Costa Neves toma posse como secretário-geral do Governo, após a desistência de Hélder Rosalino. Já a dona do Pingo Doce apresenta esta terça-feira os dados operacionais relativos o ano passado, enquanto o INE mostra como evoluiu a atividade turística em novembro.

Paulo Macedo vai ao Parlamento

O presidente da Caixa Geral de Depósitos vai esta terça-feira ao Parlamento explicar o plano de redução de serviços prestados nas agências e a diminuição do número de trabalhadores, especialmente em regiões do interior e nas ilhas. Esta audição surge depois de a Comissão de Trabalhadores da CGD ter dito que estas reduções fazem com que a empresa esteja a incumprir a sua missão de serviço público.

Carlos Costa Neves toma posse enquanto secretário-geral do Governo

Esta terça-feira também fica marcada pela tomada de posse de Carlos Costa Neves enquanto secretário-geral do Governo, que foi nomeado para a função depois da desistência de Hélder Rosalino, na sequência da polémica sobre o salário. Ao assumir oficialmente o cargo, Costa Neves vai ver suspensa a subvenção de cerca de 3.400 euros que tem recebido, todos os meses, da Caixa Geral de Aposentações (CGA), e deverá auferir a remuneração prevista na lei, que corresponde a um valor base de 4.989,47 euros, aos quais se somam cerca de mil euros em despesas extra. Ao todo, Costa Neves vai receber um salário de cerca de seis mil euros brutos.

Como evoluiu a operação da Jerónimo Martins?

A Jerónimo Martins apresenta esta terça-feira os dados operacionais relativos ao total do ano passado. A dona do Pingo Doce fechou os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 440 milhões de euros, o que representa uma quebra de 21,2% face aos 558 milhões de euros reportados em igual período do ano passado. No total de 2023, as vendas da Jerónimo Martins dispararam 20,6%, superando o “marco” dos 30 mil milhões de euros, num crescimento que foi justificado pela empresa com o “foco na competitividade de preço e no crescimento em volume”.

Como vão os preços da habitação na Europa?

O Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia, divulga hoje estatísticas relativas ao índice de preços de habitação própria (owner-occupied housing price index), bem como sobre as vendas de casas, relativamente ao terceiro trimestre de 2024. Segundo dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a inflação nos custos da habitação continua elevada em algumas economias avançadas, entre as quais Portugal, tendo o país ficado em quinto no ranking de maior subida de preços.

Como se comportou o turismo em novembro?

Já o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta dados sobre a atividade turística em novembro. De acordo com a estimativa rápida já anteriormente divulgada pelo INE, as dormidas aumentaram 4,1% até novembro, sendo que a subida foi de 2,5% nos residentes e de 4,8% nos não residentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião