Trump vai participar por videoconferência no Fórum de Davos no dia 23

O novo Presidente norte-americano não vai deslocar-se a Davos, mas vai juntar-se virtualmente ao evento no penúltimo dia do evento, que este ano tem como principal tema a Inteligência Artificial.

Na semana em que toma posse como novo Presidente dos Estados Unidos vai juntar-se, remotamente, ao Fórum Económico Mundial de Davos. Esta será uma das primeiras intervenções de Donald Trump enquanto Chefe de Estado norte-americano, num evento onde deverão participar outros membros da nova Administração norte-americana, não estando para já confirmado se um desses responsáveis será o empresário Elon Musk.

Davos recebe na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de janeiro, mais de 3.000 participantes, que incluem os líderes das maiores economias do mundo — EUA, China e União Europeia –, assim como mais de 900 líderes empresariais, representativos de 130 países de todo o mundo.

Apesar de não se deslocar pessoalmente à Suíça, Donald Trump também toma a palavra em Davos, no penúltimo dia do evento, no dia 23 de janeiro. “Quinta à tarde, [Donald Trump] vai juntar-se à distância. Vai ser um bom momento para ouvir mais sobre as políticas da nova administração“, adiantou Børge Brende, presidente e CEO do Fórum Económico Mundial, numa conferência de imprensa onde foram apresentados os principais temas e participantes do evento agendado para a próxima semana.

Brende adiantou ainda que são esperados outros altos representantes da Administração Trump, adiantando que desconhece se Elon Musk estará ou não representado no Fórum de Davos, mas “também é bem-vindo”.

Questionado sobre os riscos de um maior protecionismo com Trump na Casa Branca, o novo CEO do Fórum Económico Mundial, argumentou que “estamos no meio de duas ordens [económicas] e não sabemos o que a nova ordem vai ser”. Ainda assim, lembrou que “na primeira Administração [de Trump], o comércio e os negócios cresceram”.

O responsável notou que o Fórum vai decorrer num ambiente económico desafiante, num “mundo fragmentado”. Mesmo assim, “há áreas onde podemos colaborar”, como a saúde ou o ambiente.

Inteligência Artificial domina agenda

Com a Inteligência Artificial no centro da agenda, o diretor-geral Mirek Dusek sublinhou que estamos a passar uma “transição para uma nova fase da economia mundial”, numa época marcada por uma grande aceleração da tecnologia e inovação.

No que diz respeito à Inteligência Artificial, Mirek Dusek fala num “game changer”, que vai ter impacto nas mais variadas áreas. O responsável explicou que a agenda vai procurar explorar “as oportunidades da AI, mas também [vamos estar] atentos aos riscos“, sobretudo éticos e sociais, assim como as suas implicações, nomeadamente ao nível do emprego.

Ainda que o tema principal do Fórum seja a IA, o ambiente será outro dos assuntos em destaque. A diretora-geral Gim Huay Neo lembrou a “urgência” deste tema, destacando que a agenda vai procurar explorar como as empresas estão a progredir na agenda climática, assim como explorar quais os desafios que estão a impedir esta transição de acelerar.

Os conflitos geopolíticos, a guerra na Ucrânia, o novo governo sírio ou o conflito em Gaza são outros dos temas que vão dominar a agenda de Davos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump vai participar por videoconferência no Fórum de Davos no dia 23

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião