Dona do Portal da Queixa vai entrar em Itália

A Consumers Trust, onde os brasileiros da Reclame Aqui têm 30%, decidiu entrar no mercado italiano, segundo a Mergermarket. O CEO da empresa diz ao ECO que o investimento será decidido este trimestre.

A empresa portuguesa Consumers Trust, dona do Portal da Queixa, decidiu entrar em Itália com o negócio das reclamações online e admite fazer aquisições neste mercado, refere a Mergermarket e confirmou o ECO.

A decisão final vai ser tomada em reunião do conselho de administração neste primeiro trimestre, onde se irá também perceber qual o orçamento disponível para realizar este investimento além-fronteiras, explicou o CEO da Consumers Trust ao ECO. “Vamos começar a analisar em conjunto a questão de Itália. É um mercado embrionário que ainda está por explorar. Provavelmente, fá-lo-emos através da procura de um parceiro ou uma espécie de franchise [franquia]”, detalha Pedro Barros Lourenço.

Pedro Barros Lourenço explica que será a abordagem de entrada em Itália será diferente de França, por exemplo, onde já existiam concorrentes, portanto, a empresa conseguiu integrar o portal Réclame Ici no grupo — composto também por outros estrangeiros, como o Libro de Quejas (Espanha) e o Complaints Book (África do Sul e Reino Unido). Questionado sobre os assessores, uma vez que a Abreu Advogados esteve a cargo da última transação, afirmou que não há um escolhido.

A Consumers Trust tem capital disponível para estes movimentos no mercado, uma vez que, no início de dezembro, a brasileira Reclame Aqui comprou uma participação de 30% na empresa com o objetivo de aportar valor, obter mais recursos e dar mais capacidades à nova dona no Brasil. Porém, a porta ficou aberta para que essa posição seja reforçada. “Para não desequilibrar decidiram negociar assim os 30% numa fase inicial. A entrada de outros investidores também é uma hipótese”, referiu Pedro Barros Lourenço ao ECO.

Quando esse negócio ficou fechado, houve um exit (saída do investimento) dos investidores anjo (business angels), entre os quais sul-africanos e o ‘tubarão’ Tim Vieira, que foi um dos jurados no programa de televisão para empreendedores à procura de investimento Shark Tank.

Segundo a Mergermarket, o alvo são empresas que operam em marketing, comércio eletrónico (e-commerce), consultoria ou entidades ligadas aos direitos do consumidor, associações de consumidores e relação entre marcas e consumidores. Qualquer aquisição seria financiada com fundo de maneio, embora se considere uma abertura do capital social a mais investidores a partir de 2026.

A Consumers Trust detém o Portal da Queixa em Portugal, uma plataforma digital para apresentação de queixas às empresas e obtenção de respostas. Funciona como uma rede social entre consumidores e marcas e tem mais de dez milhões de interações mensais, entre visualizações e queixas às 20 mil marcas presentes. Em 2023, antes do reforço do acionista brasileiro, o volume de negócios rondava os 700 mil euros, de acordo com a consultora Informa DB.

A Reclame Aqui, acionista desde 2021, nasceu em 2000 e tornou-se na maior plataforma online de reclamações da América Latina com cerca de 30 milhões de acessos por mês, mais de um milhão de queixas mensais, 25 milhões de utilizadores registados e aproximadamente 700 mil empresas referenciadas. A taxa de resolução das denúncias é de 75%.

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