5 coisas que vão marcar o dia
Leitão Amaro é ouvido no Parlamento sobre a nomeação do secretário-geral do Governo e Miguel Pinto Luz sobre a lei dos solos. IGCP avança com primeira operação de recompra de dívida do ano.
No dia em que António Leitão Amaro vai ao Parlamento falar sobre a nomeação do secretário-geral do Governo e respetiva equipa, Miguel Pinto Luz é ouvido sobre as mudanças à lei dos solos. O IGCP realiza um leilão de recompra de obrigações do Tesouro, naquela que é a primeira operação deste ano, e o Banco de Portugal divulga dados referentes a novembro de 2024 do endividamento do setor não financeiro. A nível europeu debate-se a presidência polaca do Conselho da União Europeia.
Leitão Amaro explica nomeação do secretário-geral do Governo
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, vai hoje ao Parlamento ser ouvido sobre a nomeação do secretário-geral do Governo e respetiva equipa. Em causa está sobretudo a alteração às regras do salário deste cargo para permitir um salário superior ao do primeiro-ministro, numa polémica que começou com a indicação inicial de Hélder Rosalino para o cargo e da sua posterior desistência após a polémica em torno da sua remuneração.
IGCP avança com primeira operação de recompra de dívida do ano
Esta quarta-feira, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realiza também um leilão de recompra de obrigações do Tesouro, a primeira operação deste ano. O foco da equipa ainda liderada por Miguel Martín estará na linha obrigacionista com vencimento a 15 de outubro deste ano, que atualmente conta com um saldo-vivo de 14,6 mil milhões de euros. Esta é uma das duas obrigações do Tesouro que irão vencer este ano – a outra atingirá a maturidade a 23 de julho e apresenta um saldo-vivo de mil milhões de euros.
Miguel Pinto Luz ouvido no Parlamento sobre lei dos solos
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, também vai ao Parlamento, a requerimento do BE, para ser ouvido sobre as alterações à lei dos solos. Recentemente, o Governo mostrou disponibilidade para fazer alguns ajustamentos à lei dos solos para incorporar as sugestões do Partido Socialista e, desta forma, conseguir o apoio necessário para assegurar a vigência da lei que vai ser alvo de uma apreciação parlamentar na sexta-feira. Também Isaltino Morais, a requerimento do PSD, vai ao Parlamento ser ouvido sobre o mesmo tema.
Banco de Portugal divulga dados de endividamento
O Banco de Portugal vai revelar os dados referentes a novembro de 2024 do endividamento do setor não financeiro. Em outubro, o endividamento do setor não financeiro diminuiu 0,2 mil milhões de euros, tendo o endividamento do setor público diminuído 1,2 mil milhões de euros e o endividamento do setor privado aumentado 1,1 mil milhões de euros.
Presidência polaca do Conselho da UE em debate
Os eurodeputados debatem esta terça-feira com o primeiro-ministro polaco Donald Tusk e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o programa da presidência polaca do Conselho para a União Europeia, que se foca na segurança do bloco comunitário, numa altura de incertezas e de desafios geopolíticos causados por conflitos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}