Exclusivo Ex-CEO do Banco CTT na nova administração da Caixa. Esta vai ser a equipa de Paulo Macedo no banco público

Paulo Macedo vai ainda buscar um alto quadro à concorrência: a diretora de Sustentabilidade do BPI também está a caminho do banco público. Esta vai ser a nova equipa que vai liderar a Caixa até 2028.

Acabou de sair da liderança do Banco CTT e prepara o regresso à banca. Luís Pereira Coutinho vai integrar a nova comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que vai contar ainda com a diretora de Sustentabilidade do BPI, Bárbara Costa Pinto, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO.

Paulo Macedo vai ter quatro caras novas na sua equipa, ou seja, prepara-se para renovar mais de metade dos administradores executivos para o mandato entre 2025 e 2028 com nomes com forte experiência no setor.

Como o ECO revelou em primeira mão, o líder do banco público também chamou a antiga presidente do Banco Português de Fomento, Ana Carvalho (ex-quadro do BPI). E vai ainda promover o diretor de Contabilidade, Consolidação e Informação Financeira, António Valente, ao cargo de administrador financeiro, segundo o Jornal de Negócios.

Estes nomes vão ter de passar ainda por uma avaliação de idoneidade (fit & proper) por parte do Banco Central Europeu (BCE), antes de serem confirmados oficialmente pela Caixa Geral de Depósitos, que ainda não respondeu às questões colocadas pelo ECO sobre o tema.

Na porta de saída do banco estão Paula Geada (CFO), José João Guilherme (por motivos de reforma), Nuno Martins e ainda Manuela Ferreira, enquanto João Tudela Martins, Francisco Cary e Madalena Talone vão continuar para o novo mandato.

Luís Pereira Coutinho acabou de sair do Banco CTT no final do ano passado, depois de ter liderado o banco postal desde a sua fundação, em 2015. Tem grande experiência no setor, tendo exercido as funções de administrador no BCP, grupo no qual chegou a ter responsabilidades no banco polaco (Millennium Bank) e ainda no banco digital (Activobank).

Sobre Bárbara Costa Pinto, há menos de um ano foi nomeada diretora de Sustentabilidade do BPI. Anteriormente liderava a direção de Crédito do BPI, contando com três décadas de experiência no setor da banca.

Além das mudanças na equipa executiva, que serão votadas em assembleia geral no final de abril ou início de maio, também haverá mudanças ao nível dos não executivos. Como já avançou o ECO, João Moreira Rato, presidente do Instituto de Corporate Governance, antigo chairman do Banco CTT, presidente do IGCP e administrador do Novobanco, é um dos nomes escolhidos para o conselho de administração da Caixa, que continuará a ter como chairman António Farinha Morais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-CEO do Banco CTT na nova administração da Caixa. Esta vai ser a equipa de Paulo Macedo no banco público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião