Exclusivo April líder, Innovarisk no pódio do ranking Agentes de Seguros

A April continua a ser a líder entre as sociedades agentes de seguros em Portugal, mantendo a Mercer, do grupo Marsh, a segunda posição. A novidade é a subida da Innovarisk ao terceiro lugar.

A mediadora de seguros do grupo francês April manteve a liderança entre as maiores empresas agentes de seguros em Portugal. Na segunda posição continuou a Mercer Employee Benefits, empresa que comercializa seguros para o grupo corretor Marsh. A novidade no top 3 veio da Innovarisk, a empresa que está no Lloyd’s em Londres e que representa a seguradora especializada Hiscox em Portugal.

Sérgio Nunes, CEO da April Portugal e Rodrigo Simões de Almeida, CEO da Marsh Portugal passaram a ter Gonçalo Baptista, CEO da Innovarisk, a completar o top 3 do ranking dos agentes de seguros.

O TOP 50 Agentes de seguros 2024, editado pelo ECOseguros, é agora lançado após confirmação dos dados de todos os potenciais listados no ranking. Tem dados económicos oficiais confirmados de 2023 e, ao contrário de anos anteriores em que se procuraram as 100 maiores, o ranking focou-se nas 50 maiores empresas agentes de seguros, excluindo algumas empresas que tendo como Código de atividade económica a mediação de seguros, não fazem disso o seu principal ou relevante negócio.

Estão classificadas por dimensão, através do volume de negócios que, neste caso, é quase totalmente receitas de comissões atribuídas pelas seguradoras pela intermediação de seguros. Também a rentabilidade foi avaliada utilizando os resultados líquidos, valores próximos dos registados no EBITDA (resultados antes de IRC, amortizações e provisões).

Em conjunto, as TOP 50 Agentes registaram um volume de negócios de 126 milhões de euros em 2023, valor 10% ao registado um ano antes. Em termos gerais, o total das comissões de mediação de seguros atribuídos a agentes, segundo valores divulgados pela ASF, entidade de supervisão, totalizaram 1.101,5 milhões de euros, sendo 881 milhões (80%) remunerações de agentes de seguros. O restante dirigiu-se essencialmente a corretores de seguros.

As empresas deste ranking representam 28% do total das comissões de agentes, confirmando a ainda elevada dispersão deste negócio por mais de três mil sociedades, embora fusões e aquisições estejam a diminuir o número de empresas e a fortalecer outras, principalmente corretoras.

Em resultados líquidos, o valor agregado atingiu os 31,7 milhões de euros, apenas mais 4% que em 2022, mas a rentabilidade líquida das vendas mantém-se no nível de 26%, embora tenha descido dos 28% verificados um ano antes. A 50ª classificada neste ranking –- Ritual Seguros — , apresentou um volume de vendas de 970 mil euros, quando igual posição no ano anterior – após a reclassificação, seria ocupada pela Coolseg com 905 mil euros.

Nas dez primeiras do ranking, a April, com 7, 48 milhões de euros de negócio, e Mercer mantiveram a liderança, a Vitorinos a 4ª posição enquanto a Innovarisk subiu ao 3º lugar. As grandes quebras no ranking deram-se na Santogal e na RCI Gest Renault enquanto outras mediadoras ligadas ao setor automóvel conseguiram subir, como a Leaseplan em 16%, a MDS Auto cresceu 14%. Destaque para a MGEN, mediadora ligada à seguradora de saúde, que subiu 6 posições para 8ª após um crescimento de 43% nos seus negócios em 2023.

Para além da MGEN, entre as maiores subidas no ranking conta-se a MDS Win Broker 13 lugares para 30º, Atlas, do grupo Secose, 12 lugares para 36º, a Dignitas, do grupo Villas Boas, 9 lugares para 31º e a JAP, 5 lugares para 24º.

Em relação a empresas agentes de seguros pertencentes a grupos seguradores, o Concentra tem no ranking a Portinsurance (7º), a MDS tem a MDS Auto (9º), a S IN (21º) , a Certezza (25º) a MDS Win Broker (30º), Segurtime (34º) e a Bónus (42º). A Villas Boas tem o ACP (12º) e a Dignitas (31), a F.Rego tem a Semper (16º), a Verlingue tem a RT Global (19º), o grupo Secose conta com a Atlas (36º) e a NacionalGest tem a Liber Med em 47º lugar do ranking.

Veja aqui as 50 maiores sociedades agentes de seguros

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

April líder, Innovarisk no pódio do ranking Agentes de Seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião