Comissário europeu do Comércio falou com equipa de Trump para apelar ao diálogo face ao escalar da guerra comercial
A “cooperação" é a "opção preferida” de Bruxelas. Maroš Šefčovič, que tem a pasta do Comércio no Executivo comunitário, vai “reunir-se em breve” com responsáveis do setor da Administração Trump.
O comissário europeu com a pasta do Comércio, Maroš Šefčovič, falou na quarta-feira com três membros da Administração norte-americana para tentar negociar uma solução para a “guerra comercial” transatlântica em curso.
De acordo com um porta-voz da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič e o Secretário do Comércio, Howard Lutnick, o Representante dos EUA para o Comércio, Jamieson Greer, e o diretor do Conselho Económico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, “concordaram reunir-se em breve“.
“A cooperação é a nossa opção preferida. Por isso, continuamos empenhados num diálogo construtivo e na procura de soluções negociadas, protegendo simultaneamente os interesses da União Europeia — da mesma forma que os EUA estão a proteger os seus“, afirmou o porta-voz Olof Gill, em comunicado, citado pelo Politico.
A conversa entre Šefčovič e os três membros da Administração liderada por Donald Trump antecedeu uma reunião de emergência dos ministros do Comércio dos 27 Estados-membros do bloco comunitário, que decorreu também na quarta-feira, para discutir como responder às tarifas de 25% impostas pelo Presidente norte-americano sobre as importações de aço e alumínio.
Depois do anúncio de Trump, a líder do Executivo comunitário prometeu retaliar com “contramedidas firmes e proporcionais”, sem, porém, adiantar detalhes sobre os produtos a ser sujeitos a taxas aduaneiras ou quando as vai aplicar.
Num comunicado, divulgado na manhã de terça-feira, em que lamentava “profundamente a decisão dos EUA de impor tarifas sobre as exportações europeias de aço e alumínio”, Ursula von der Leyen realçou que “as tarifas são impostos” que prejudicam as empresas, sendo “ainda piores para os consumidores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissário europeu do Comércio falou com equipa de Trump para apelar ao diálogo face ao escalar da guerra comercial
{{ noCommentsLabel }}