Os próximos namoros do Benfica, Sporting e FC Porto

Nesta jornada, dentro dos três grandes, o Benfica é teoricamente quem tem o desafio mais difícil: Santa Clara fora de casa no sábado às 18h00. No mesmo dia, o Sporting vai receber às 20h30 o Arouca.

Todas as jornadas o interesse, no geral, prende-se sobretudo aos três grandes Benfica, Sporting e FC Porto. No entanto, há uma equipa desta Primeira Liga que agarrou pelos colarinhos a curiosidade de muitos adeptos.

Em último lugar da tabela e, resolvendo os impedimentos da FIFA, o Boavista (de agora Lito Vidigal) inscreveu nove jogadores: Tomas Vaclik, Layvin Kurzawa, Steven Vitória, Marco Van Ginkel, Moussa Koné, Osman Kakay, Vitalii Lystov, Sidoine Fogning e Gboly Ariyibi. O objetivo é claramente salvar o Boavista e sair da zona de despromoção, porém esta ação é algo que deixa dúvidas, tendo em conta o que se soube da situação económica dos axadrezados. O próximo jogo é esta sexta-feira às 20h15 contra o Estrela Amadora.

Nesta jornada, dentro dos três grandes, o Benfica é teoricamente quem tem o desafio mais difícil: Santa Clara fora de casa no sábado às 18h00. No mesmo dia, o Sporting vai receber às 20h30 o Arouca que vive um ótimo momento e, um dia depois, o FC Porto vai ao Algarve para enfrentar o Farense.

Olhando à última semana, o maior destaque foi o empate entre o FC Porto e Sporting (1-1) no Dragão, com drama final. Mencionar que as águias venceram o Moreirense por 3-2 no Estádio da Luz.

Santa Clara x Benfica: Voo turbulento nos Açores

O Benfica está constantemente a andar numa montanha-russa – uma temporada de altos e baixos à mistura – e agora vai enfrentar o Santa Clara nos Açores, a equipa sensação desta Primeira Liga 24/25. Neste momento, as águias seguem um regime de vitórias (2-0 à Juventus; 3-2 ao Estrela Amadora; 3-2 ao Moreirense e 1-0 ao AS Monaco) e, olhando somente ao resultado, são quatro jogos consecutivos a ganhar e isso merece o seu destaque.

Contudo, e ao mesmo tempo, foram dois jogos seguidos do Benfica na Liga incapaz de gerir uma vantagem de dois golos, com dificuldades na primeira fase de construção resultando em golo sofrido e, mais importante ainda, duas graves lesões no plantel.

Alexander Bah e Manu Silva não jogam mais esta temporada após sofrerem a mesma lesão aos 34 e 37 minutos respetivamente: entorse do joelho esquerdo com rotura completa do ligamento cruzado anterior. Agora mais do que nunca se pergunta a razão do Benfica não ter contratado um lateral-direito neste mercado de inverno.

Bruno Lage vê Fredrik Aursnes e Tomás Araújo capazes de fazer a posição e são, mas o português é também defesa-central com mais rendimento. No meio-campo, o Benfica perde Manu Silva, um jogador mais forte com bola do que Florentino e que poderia oferecer mais segurança e critério no passe.

Em relação ao Santa Clara, a turma de Vasco Matos atravessou um período menos bom. Quando se deslocaram ao Dragão para enfrentar o FC Porto, os açorianos levavam apenas uma vitória nos últimos seis jogos.

Saíram de lá com um empate e agora ganharam dois jogos consecutivos: 2-1 em casa ao Casa Pia de João Pereira (outra equipa em destaque) e o 2-1 fora ao AVS SAD. O próximo duelo será contra o Benfica e está marcado para as 18h00 deste sábado, dia 15 de fevereiro.

Sporting x Arouca: Leão tem de ser Leão mas também Peixe Dourado

Ted Lasso chama a atenção para todos sermos um peixe dourado, o animal mais feliz do mundo por ter uma memória de 10 segundos. Suas palavras e um mote para não deixar o erro e o passado afetarem. Depois de perder 3-0 com o Borussia Dortmund na Champions League, o Sporting precisa mesmo de ser um peixe dourado de forma a estar focado para vencer o Arouca na Primeira Liga, equipa que atravessa bons tempos. A sobrecarga física e as lesões são o principal tema de conversa e ressentem-se no plantel.

Como último episódio, o Sporting confirmou a lesão de Hidemasa Morita e a maior dúvida agora é ser Viktor Gyokeres vai ser titular na partida.

Dentro do universo Sporting, Zeno Debast teve um papel redobrado frente ao Borussia Dortmund pela ausência de Morten Hjulmand: o belga, que já foi médio várias vezes esta temporada, atuou como defesa-central numa perspetiva de construção quando o Sporting não teve bola e como médio quando a teve.

Maxi Araújo tem jogado a lateral com tarefas mais defensivas (cumprido muito bem), mas com o Borussia Dortmund voltou a subir no terreno e a ter um papel mais ofensivo. Biel estreou-se nessa partida e isso merece também destaque.

É importante ainda assim referir que o Arouca vive sem dúvida a melhor fase da temporada. Nos últimos seis jogos, venceram três (Nacional na Choupana; Moreirense em casa e Boavista no Bessa) e empataram outros três (Rio Ave em casa, Vitória SC em Guimarães e Gil Vicente em casa).

Feitas as contas, o Arouca não perde desde o dia 20 de dezembro de 2024 e uma jornada antes, ganhou ao Santa Clara, a equipa sensação desta Primeira Liga.

Farense x FC Porto: Algarvios em busca de pontos e dragões em busca de primeira vitória de Anselmi na Liga

O FC Porto de Martín Anselmi continua à procura da primeira vitória na Primeira Liga, após empatar 2-2 com o Rio Ave e 1-1 com o Sporting no Dragão. Ainda é cedo para fazer uma avaliação completa do seu trabalho, porém, e apesar disso, sente-se melhoria exibicional com influência do argentino. À chegada mudou radicalmente o sistema tático para um 3-4-3 e, agora frente ao Sporting, apostou num 3-5-2 (desdobrado em 5-3-2 sem bola) com Rodrigo Mora a baixar como médio interior esquerdo.

É assim um modelo que também entra nas opções de Anselmi. Nesta jornada, os dragões vão deslocar-se ao Algarve para enfrentar o Farense de Tozé Marreco, que já viveu melhores dias dentro de uma temporada repleta de adversidades.

Um treinador que colocou à disposição o seu lugar depois do último jogo e uma equipa que ocupa o 17.º posto em zona de despromoção, com 15 pontos. Neste momento, os algarvios levam três derrotas consecutivas (1-2 Rio Ave; 3-1 Sporting e 0-2 Nacional), esta última uma oportunidade perdida na corrida pela manutenção, pois os madeirenses têm agora 22 pontos no 14.º posto.

Contudo, é importante referir dois aspetos: 1) contrataram vários jogadores este mercado de inverno e é preciso tempo para adaptação e encaixá-los; 2) o clube perdeu os seis primeiros jogos com José Mota no comando e partiram por isso atrasados na corrida, sendo também um aspeto relevante.

Tomás Ribeiro (defesa-central), Samuel Justo (médio emprestado pelo Sporting), Zé Carlos (médio), Rony Lopes (extremo-direito), Rui Costa e Yusupha Nije (pontas-de-lança) foram os reforços do Farense.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os próximos namoros do Benfica, Sporting e FC Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião