5 coisas que vão marcar o dia

Galp divulga os resultados de 2024 e termina prazo para os contribuintes comunicarem alterações no agregado familiar. Lá fora, os ministros das Finanças da área do euro reúnem-se em Bruxelas.

Neste arranque da semana, a Galp vai divulgar os resultados de 2024. Termina ainda o prazo para os contribuintes comunicarem alterações no agregado familiar. Há também dados do Eurostat sobre o comércio internacional e uma reunião do Eurogrupo em Bruxelas.

Galp divulga resultados de 2024

A Galp divulga esta segunda-feira os resultados financeiros do ano de 2024. Até setembro do ano passado, a petrolífera lucrou 890 milhões de euros, montante que representa uma subida de 24% em relação aos mesmos nove meses do ano anterior, atingindo o valor mais alto de sempre neste período.

IRS: Termina prazo para comunicar alterações no agregado familiar

Esta segunda-feira termina o prazo para os contribuintes comunicarem a composição do agregado familiar, garantindo desta forma que a liquidação do IRS tem em conta eventuais alterações familiares que tenham ocorrido durante o ano passado. Termina ainda o prazo para comunicar despesas de educação no interior ou regiões autónomas.

Qual o futuro da construção civil?

Decorre ainda a Conferência “Portugal 2030: futuro estratégico para o setor da construção”, organizada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). O evento vai contar com a presença dos ministros Miguel Pinto Luz e Manuel Castro Almeida, Paulo Macedo (CGD), Carlos Mota Santos (Mota-Engil), Miguel Mateus (ANA Aeroportos), Fernando Alfaiate (Recuperar Portugal) e António Mendonça (bastonários dos economistas).

Reunião do Eurogrupo

Em Bruxelas, os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se para discutir as principais prioridades políticas da zona euro e perspetivas para 2025, numa altura em que a Comissão Europeia promete “punho de ferro” contra tarifas de Trump e propõe flexibilizar as regras orçamentais para permitir que os Estados-membros aumentem os gastos com defesa.

Eurostat divulga dados sobre comércio internacional de mercadorias

O Eurostat vai divulgar esta segunda-feira os dados relativos ao comércio internacional de mercadorias na União Europeia (UE) referentes a dezembro de 2024, numa altura em que a subida das tarifas com Trump poderá ser um “ponto de viragem” no comércio internacional – depois do presidente americano confirmar a imposição de tarifas de 25% às importações de alumínio e aço provenientes da UE, mas também da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Japão, México, Coreia do Sul e Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião