BRANDS' ECO Conferência Going Sustainable: “Oportunidades para Empresas Portuguesas nos EUA e na Europa”
O objetivo é criar uma plataforma de diálogo que reúna empresas, especialistas, representantes do setor público e académico e líderes reconhecidos pelo seu compromisso com um futuro mais sustentável.
A AmCham Portugal, através da sua Comissão de Sustentabilidade, organiza no dia 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, a conferência “Going Sustainable: Oportunidades para Empresas Portuguesas nos EUA e na Europa”. O evento contará com a presença de Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente, e focar-se-á nas oportunidades para impulsionar práticas empresariais sustentáveis, promovendo um debate aberto sobre os principais desafios e oportunidades nesta área.
As empresas portuguesas enfrentam desafios sem precedentes num mercado global cada vez mais volátil. A imprevisibilidade geopolítica tem impacto direto na economia, enquanto as alterações climáticas moldam a sociedade e os padrões de consumo. “Os impactos ambientais continuarão a exigir ações decisivas, gerando procura por soluções inovadoras e exigindo novas ofertas, independentemente de eventuais flexibilizações nos objetivos“, destaca Carlos Elavai, Managing Director e Partner na Boston Consulting Group, e moderador de um dos painéis da conferência.
A transição para uma economia mais sustentável não é apenas uma escolha, mas uma estratégia essencial para garantir a competitividade num mercado interdependente e cada vez mais exigente. Consumidores conscientes e atentos impulsionam a procura por práticas empresariais sustentáveis, tornando a sustentabilidade um fator determinante para o sucesso e sobrevivência dos negócios. Estudos indicam que 87% dos consumidores estão dispostos a adaptar os seus hábitos de consumo para minimizar o impacto ambiental.
Para Inês dos Santos Costa, Associate Partner na Deloitte, e moderadora de outro dos painéis, “a sustentabilidade não é um ‘nice-to-have’, mas um ‘must-have”. O Pacto Ecológico Europeu enfrenta desafios – na regulamentação e na ação – e há o risco de que as empresas na vanguarda da transição fiquem sem os fatores que garantem a sua diferenciação no mercado”.
A sustentabilidade é sinónimo de vantagens competitivas. Empresas que integram estratégias sustentáveis conquistam a confiança dos consumidores e estão melhor posicionadas para captar investimentos e incentivos financeiros.
Um evento de empresas para empresas
Esta conferência é uma oportunidade para empresas que desejam entender como integrar a sustentabilidade como alavanca de crescimento e diferenciação no mercado global. Com a participação de especialistas e líderes empresariais, os participantes poderão conhecer visões, boas práticas e estratégias de empresas de referência, como EFACEC, Grupo Brisa, BCG, Santander, Mota-Engil, Deloitte, TAP, BA Glass, The Loop Co, Capgemini, The Navigator Company, Citibank e Hovione.
O evento será estruturado em três painéis temáticos:
- Preparar Empresas para o Futuro – Riscos e Oportunidades Globais
- European Green Deal and Beyond – Sustentabilidade como Motor de Crescimento Português
- Sustainable Horizons – Estratégias para Empresas Portuguesas no Mercado dos EUA
“Apesar dos desafios recentes, acredito que a sustentabilidade continuará a ser um fator de competitividade para as empresas. Sustentabilidade significa um melhor uso dos recursos, maior eficiência e, consequentemente, maior competitividade. É com este acréscimo de valor que as empresas portuguesas devem desenhar as suas estratégias”, afirma Luís Amado, Head of Sustainability na Capgemini, moderador de outro dos painéis.
Mais do que uma conferência: um ponto de partida
O Going Sustainable pretende ser, mais do que um evento, um catalisador de mudança e uma plataforma de diálogo. Ao reunir empresas de diferentes sectores, especialistas, representantes do setor público e académico, a conferência promove a reflexão sobre o papel das empresas nesta transformação essencial e urgente.
A sustentabilidade não é apenas uma obrigação regulatória ou um compromisso ético, mas uma oportunidade concreta de crescimento, inovação e liderança no mercado global. Empresas que lideram este movimento não só geram impacto positivo na sociedade, como fortalecem a sua posição e resiliência face aos desafios futuros.
Oradores de Referência
O evento contará com oradores de relevo, incluindo: Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente I António Martins da Costa, Presidente da AmCham Portugal I Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa I Leslie Rubio, Country Head – Citibank Portugal I Carlos Elavai, Managing Director and Partner – BCG I Cristina Melo Antunes, Responsável Sustainable Finance – Santander I Nuno Vieira, Head of Sustainability – BA Glass I Ricardo Morgado, Cofundador e CSO – The Loop Co I Inês dos Santos Costa, Associate Partner – Deloitte I Cristina Mira Godinho, Diretora Qualidade e Sustentabilidade – EFACEC I Franco Caruso, Diretor de Sustentabilidade e Comunicação – Grupo Brisa I Inês Mota, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa – Grupo Mota-Engil I Sofia Lufinha, Administradora – TAP I Luís Amado, Head of Sustainability – Capgemini I Paula Guimarães, Diretora de Sustentabilidade – The Navigator Company I Jon Peers, Global Director of Sustainability – Hovione.
Objectivos a que nos propomos
- Call to action: apresentar a sustentabilidade como um imperativo para sociedade, evidenciando as oportunidades de negócio que emergem deste compromisso;
- Impacto Potencial: demonstrar como a sustentabilidade pode impactar a economia portuguesa, através da partilha de experiências reais de empresas líderes no tópico, inspirando outras organizações a seguir o mesmo percurso;
- Portugal em destaque: posicionar o país como um destino de referência para investimentos focados na transformação sustentável.
Para mais informações e inscrições, visite o site da AmCham Portugal. Contamos com o apoio da The Navigator Company e do Santander.
Seja parte desta jornada, porque o futuro sustentável já começou!
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conferência Going Sustainable: “Oportunidades para Empresas Portuguesas nos EUA e na Europa”
{{ noCommentsLabel }}