Conservador Merz quer ter rapidamente coligação de governo

  • Lusa
  • 19:05

O líder da CDU, Friedrich Merz, congratulou-se com a vitória dos conservadores nas eleições legislativas alemãs e disse pretender formar rapidamente uma coligação governamental.

O líder da União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, congratulou-se com a vitória deste domingo dos conservadores nas eleições legislativas alemãs e disse pretender formar rapidamente uma coligação governamental. “Os democratas-cristãos vão honrar a sua responsabilidade de formar um governo depois de ganharem as eleições alemãs. O mundo lá fora não está à espera da Alemanha e não está à espera de longas conversações de coligação em negociações“, declarou Merz nas primeiras palavras dirigidas aos seus apoiantes na sede do partido, em Berlim.

Precisamos de voltar a funcionar rapidamente, para podermos fazer o que temos a fazer a nível interno e recuperar a nossa presença na Europa, para que o mundo possa ver que a Alemanha está novamente a ser governada de forma fiável“, complementou.

Cerca de meia-hora depois da divulgação das projeções assim que as urnas fecharam, às 18h00 locais (17h00 de Lisboa), Merz, acompanhado de vários dirigentes da CDU, subiu ao palco instalado na sede do partido, repleta de apoiantes, que celebraram de forma pouco efusiva o triunfo ‘magro’ — que exigirá uma coligação -, mas acolheram naturalmente o futuro chanceler com uma grande ovação.

Agradecendo aos apoiantes por encherem o edifício Konrad-Adenauer-Haus, Merz disse que “hoje é uma noite para celebrar, mas amanhã [segunda-feira] é para começar a trabalhar”.

Os conservadores da CDU venceram as legislativas de hoje na Alemanha, seguidos da extrema-direita da Alternativa para a Alemanha, AfD, que obteve uma votação recorde, segundo as primeiras projeções das televisões alemãs.

De acordo com as projeções, a CDU obteve 29%, a AfD 19,5%, os sociais-democratas do SPD 16% e a Esquerda (Die Linke) 8,5%.

Estes resultados deverão forçar a CDU a negociar um Governo de coligação com os socialistas do SPD, do chanceler cessante Olaf Scholz. O líder dos sociais-democratas alemães classificou os resultados eleitorais como “uma derrota histórica”, depois de o partido parecer estar a caminho do terceiro lugar, com 16% dos votos, segundo as primeiras sondagens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conservador Merz quer ter rapidamente coligação de governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião