Exclusivo Consultora tecnológica Arquiconsult relança processo de venda
A empresa portuguesa, especializada em sistemas de gestão, tem três propostas "mais relevantes" em análise. A decisão sobre o assessor jurídico, que se juntará à EY, será tomada numa fase posterior.
A consultora tecnológica portuguesa Arquiconsult, especializada em sistemas de gestão, colaboração e business intelligence, está a relançar o processo de venda, segundo consta da plataforma Mergermarket e confirmou o ECO. A empresa liderada por Rui Santos tem atualmente três propostas de compra “mais relevantes” que estão em análise, adiantou fonte conhecedora da operação.
Esta operação arrancou há um ano e acabou por arrastar-se sem desfecho durante o segundo semestre de 2024. Apesar de continuar a ser assessorada pela EY Portugal, a Arquiconsult está a receber contactos de escritórios de advogados para a fase de assinatura dos contratos, mas a decisão sobre o apoio jurídico só será tomada numa etapa posterior.
A Arquiconsult pretende acelerar a transação na qual só houve um fundo publicamente interessado: o private equity italiano 21 Invest, através da TVH Consulting, segundo noticiou o Jornal Económico no verão passado. No entanto, a proposta dos italianos não vai ser considerada, sabe o ECO.
A consultora nacional tem cerca de 300 trabalhadores e escritórios em Lisboa, Matosinhos e Vila Real, mas também em Espanha (Madrid, Barcelona, Salamanca, Sevilha), em Angola (Luanda), nos Emirados Árabes Unidos (Dubai) e na Arábia Saudita (Riade). Entre os clientes estão nomes como Mercedes-Benz, Gato Preto, Go Natural, Randstad, Hertz, Symington, Klog ou grupo Malaquias.
O volume de negócios da Arquiconsult tem vindo a crescer nos últimos anos, de cerca de dez milhões de euros em 2018 para mais do dobro (21,9 milhões de euros) em 2023, de acordo com os dados consultados através de consultoras especializadas. A percentagem que também duplicou em cinco anos foi a contribuição do mercado internacional (60%).
No pós-pandemia, a empresa criou uma estratégia de aquisições virada para Espanha, para consolidar a presença no mercado ibérico, e escolheu a espanhola QAPoint, com sede em Madrid e dedicada à comercialização do software Microsoft Dynamics AX/FO, como alvo para aumentar a expressão no país vizinho. “O que pretendemos é conseguir cobrir todo o mercado ibérico. Uma vez que a QAPoint possui uma extensão em Salamanca, local chave na formação de novos quadros, pois ali se situam duas universidades e três faculdades de informática, para nós tornou-se uma escolha óbvia”, explicou o CEO da Arquiconsult, Rui Santos, em 2021.
Como vende software de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning) da Microsoft, a Arquiconsult é considerada uma das maiores parceiras da tecnológica norte-americana, construindo verticalizações para diversos setores, entre os quais comércio e distribuição, transportes, navegação, construção e gestão de espaço.
Contactada, a EY não quis prestar comentários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consultora tecnológica Arquiconsult relança processo de venda
{{ noCommentsLabel }}