CEO da Air France – KLM na comitiva de Macron para “reafirmar interesse” na TAP
Ben Smith, CEO da companhia aérea franco-neerlandesa, integra a delegação oficial que acompanha o presidente francês, Emmanuel Macron, na visita a Portugal.
A Air France – KLM confirma que o CEO, Ben Smith, integra a comitiva de presidentes executivos de empresas francesas que acompanha a visita de Emmanuel Macron a Portugal, entre quinta e sexta-feira. E reitera que está “muito interessada” na privatização da TAP.
“Confirmamos que o CEO do Grupo Air France-KLM faz parte da delegação oficial convidada pelo Presidente de França durante a Visita de Estado a Portugal, juntamente com outros CEO de empresas francesas”, afirma fonte oficial da companhia aérea franco-neerlandesa. A informação tinha sido avançada inicialmente pela agência Bloomberg, esta quarta-feira.
“Esta é uma oportunidade para reafirmarmos o nosso interesse na empresa e no país“, refere a mesma fonte. “Portugal é um mercado prioritário para a Air France-KLM, e continuamos muito interessados no processo de privatização da TAP Air Portugal“, acrescenta.
Segundo dados disponibilizados pela transportadora franco neerlandesa, as três marcas do grupo – Air France, KLM e Transavia – operam, semanalmente, cerca de 700 voos entre Portugal, França, Países Baixos e outros destinos. Em 2024 as companhias transportaram cerca de 4,5 milhões de passageiros de e para Portugal, mais 25% do que em 2019. “Em 2025, o Grupo prevê continuar esta tendência, com um aumento de oferta de 10%, mais do que o dobro do crescimento previsto para toda a sua rede”, assinala.
Os contactos da Air France – KLM com o Governo e outras entidades intensificaram-se nos últimos meses. A empresa franco neerlandesa enviou representantes a Portugal em meados de janeiro com o objetivo de reunir apoios para a privatização da TAP e abrir portas a negócios futuros, sobretudo na área da sustentabilidade, noticiou na altura o Expresso.
No final de outubro, esteve em Lisboa uma delegação do grupo de aviação, incluindo o CEO, que reuniu com o Governo sobre a privatização. Semanas mais tarde, o CEO da Air France-KLM afirmou, em conferência de imprensa, que teve “uma ótima reunião com o Governo” sobre a venda da companhia aérea portuguesa, manifestando disponibilidade para adquirir uma participação maioritária ou minoritária.
Além da Air France-KLM, também já declararam publicamente o interesse na privatização, a par da Lufthansa e IAG (dona da British Airways, Iberia e outras).
O Governo pretende avançar com um novo decreto de privatização até ao final do primeiro trimestre. As novas avaliações à TAP deverão ser entregues ao Executivo em meados de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CEO da Air France – KLM na comitiva de Macron para “reafirmar interesse” na TAP
{{ noCommentsLabel }}