Europastry atinge vendas de 1.506 milhões de euros, mais 12% do que em 2023
Continua o seu processo de internacionalização com um investimento de 19 milhões de euros numa nova fábrica de biscoitos em Oldenzaal (Países Baixos), distinguida por ser neutra em termos de carbono.
A Europastry, empresa espanhola do setor da massa de padaria congelada, fechou 2024 com vendas de 1.506 milhões de euros, mais 12% do que em 2023. Da mesma forma, o Ebitda atingiu 236 milhões de euros, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Por países, a Espanha continua a ser o principal mercado da Europastry, com os Estados Unidos em segundo lugar. Graças à sua estratégia de internacionalização, as vendas fora de Espanha representam atualmente 56% do volume de negócios total da empresa.
No que respeita aos diferentes canais de venda, a Europastry continua a apresentar uma sólida distribuição. A diversificação da atividade levou-a a aumentar o seu número de clientes em 10.000 (+12,5%), para mais de 90.000, nos canais da padaria artesanal, da distribuição e da restauração. Nesta linha, a empresa continua a impulsionar a inovação e a reforçar a sua liderança em diferentes segmentos, respondendo às exigências do setor. A inovação e as novas categorias de produtos lançadas nos últimos três anos representaram 22,5% das vendas totais do grupo.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, que refletem a força do nosso modelo de negócio e a nossa capacidade de adaptação às necessidades do mercado graças à mentalidade de todos os que trabalham nesta empresa. Na Europastry continuamos a apostar na inovação e no investimento que, juntamente com o nosso conhecimento e capacidades tecnológicas, nos permitem consolidar a nossa posição de liderança e traçar sólidas perspetivas de crescimento”, afirmou Jordi Gallés, presidente executivo da Europastry.
A empresa informou que continua a sua aposta na inovação com um investimento em I&D e tecnologia de 124,4 milhões de euros em 2024. Entre os diferentes projetos desenvolvidos, a Europastry inaugurou um novo centro de inovação de cereais em Barberà de Vallés (Barcelona) com uma superfície total de 2.500 metros quadrados e quatro linhas de produção para desenvolver novos produtos. A fábrica emprega 90 pessoas que concebem e produzem novos produtos de acordo com as últimas tendências do mercado.
No âmbito da sua estratégia de crescimento, a Europastry continua a reforçar a sua carteira de produtos e antecipou o arranque da sua nova fábrica de biscoitos, uma das mais avançadas tecnologicamente da Europa. Localizada na sua fábrica de Oldenzaal (Países Baixos), esta nova linha exigiu um investimento de 19 milhões de euros e destaca-se por ser “neutra em carbono”, graças ao seu forno de produção elétrico e à utilização exclusiva de eletricidade proveniente de fontes renováveis. Quando atingir a sua plena capacidade operacional, irá gerar mais de 50 postos de trabalho. Além disso, em 2024, foi lançada uma nova linha de produção de pão para a indústria da restauração em Azuqueca de Henares e iniciaram-se os trabalhos de um novo centro de produção no Carregado (Portugal), que estará operacional em 2025.
Por outro lado, a Europastry assinalou que continua a progredir nos seus objetivos ambientais e que em 2024 alcançou um “novo marco” na sustentabilidade ao obter a segunda estrela na Certificação Lean & Green, que reconhece o seu compromisso e esforços para reduzir as emissões no transporte de mercadorias. Nos últimos quatro anos, reduziu o consumo de água em 14,2%, reduziu a sua pegada de carbono em 51% e 90% da energia utilizada nas suas unidades de produção é de origem renovável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europastry atinge vendas de 1.506 milhões de euros, mais 12% do que em 2023
{{ noCommentsLabel }}