Saiba quais são as 31 estradas onde o Governo quer obras

O Conselho de Ministros aprovou uma resolução onde mandata a Infraestruturas de Portugal para que avance com estudos e procedimentos para concretizar projetos rodoviários "prioritários".

Na véspera da votação da moção de confiança e em ano de eleições autárquicas, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução onde define um vasto conjunto de obras rodoviárias que considera prioritárias. Nelas está incluída, por exemplo, o estudo do túnel entre Algés e a Trafaria, ou dotar o IP3 e o IP2 de perfil de autoestrada.

O diploma mandata a Infraestruturas de Portugal para “que proceda ao desenvolvimento das ações necessárias à concretização de um conjunto de projetos de infraestruturas rodoviárias prioritários”.

Não é referido o custo dos investimentos a realizar, nem a forma como serão financiados. Tirando as obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência, não há fundos europeus para a rodovia. O Governo pretende, no entanto, que seja avaliada “a materialização dos principais eixos rodoviários em modelo de PPP”.

Veja em baixo a lista das 30 obras consideradas prioritárias pelo Governo:

Uma parte dos projetos diz respeito às obras abrangidas no PRR, prevendo-se a reprogramação e garantia das condições de financiamento:

  • IC35 entre Rans e Entre-os Rios;
  • Variante à EN222 de ligação da A32 a Castelo de Paiva,
  • Variante à EN321-2 na zona de Baião e Lodão e
  • Variante à EN103 prevista no troço entre Vinhais e Bragança;

Aumento de capacidade das vias:

  • Aumento da capacidade do IP8 (A26), dando continuidade aos investimentos em curso no corredor Sines a Beja, tendente a uma ligação em via dupla até Beja;
  • Para melhoria das condições de segurança e circulação é prevista a concretização em perfil de autoestrada de todo o troço do IP3 entre Souselas e Viseu, que inclui a duplicação do troço entre Santa Comba Dão e Viseu cuja obra está já prevista ser iniciada no decorrer do presente mês.

Adaptação, requalificação e alargamento de vias existentes:

  • Ponte sobre o Rio Maçãs na EN/ER218;
  • A ligação da EN101 com a EN14, designado por Nó de Infias;
  • O acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos a partir da EN341;
  • EN222 entre Bateiras e São João Pesqueira;
  • IC2 entre Pombal e Rendinha;
  • EN307 Terras de Bouro;
  • EN233 entre Guarda e Sabugal;
  • Ligar o IC35 à EN106 em Rans;
  • IC8 entre Pombal e Vila Velha de Ródão;
  • Requalificação do troço da EN224-1;
  • Ligação da Via Lordelo -Codal ao nó da A32.

Concretização de várias variantes:

  • Variante da EN210;
  • Concretização do segundo troço da Via do Tâmega entre Corgo e Arco do Baúlhe (A7);
  • Finalização da ligação da Variante à EN326 entre Santa Maria da Feira a Arouca;
  • Intervenção na EN201 e Variante à EN101 em Vila Verde;

Novas vias consideradas prioritárias:

  • Ligação transfronteiriça IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho;
  • O IC35 que liga Sever do Vouga à A25; o IC6 entre Tábua e Folhodosa;
  • Conclusão do corredor da A13/IC3 que incluí os troços entre Vila Nova da Barquinha (A23) e Almeirim e entre Coimbra e o IP3;
  • A ligação do IP2 em Trancoso à A24 na zona de Lamego, com a execução do IC26;
  • O IC9 entre Abrantes e Ponte Sor;
  • O troço do IC11 em Lourinhã;
  • IC13 ligando Montijo, Coruche, Mora, Ponte Sor e Alter do Chão;
  • IP2 em perfil de autoestrada entre Portalegre e Estremoz;
  • Estudo da ligação Algés/Trafaria.
  • Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda também prioritário por integrar PRR, e que passará a designar-se como EN 235 após a sua construção;

Caso o país avance para eleições, resta saber se um próximo executivo vai ou não manter estas prioridades, sobretudo se for de outra cor política.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba quais são as 31 estradas onde o Governo quer obras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião