LALIGA e EA SPORTS FC lançam a quarta edição de VS RACISM com a arte urbana como protagonista
A LALIGA a EA SPORTS FC, lança pelo quarto ano consecutivo e por ocasião da celebração do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, a 21 de março, a campanha VS RACISMO.
O artista SUSO33, através de “A Melting Pot of Cultures”, mostra como o futebol e a arte urbana são linguagens universais que transcendem as fronteiras, quebram barreiras e incentivam o diálogo e o respeito entre diferentes culturas.
Esta é a quarta edição da campanha VS RACISMO, que se junta às anteriores campanhas Unidade VS Racismo, Juntos VS Racismo e #1vozVSRACISMO. Em 2025, para além de recuperar o hino que deu voz à última edição, a LALIGA e a EA SPORTS FC contaram com a colaboração de SUSO33, que funde a arte urbana e o futebol para refletir a diversidade e a riqueza cultural que ambos representam. VS RACISM é mais um passo em “Transforming The Game”, o objetivo das duas empresas de construir o futebol do futuro, um futebol capaz de criar um impacto positivo na sociedade.
Para Jorge de la Vega, Diretor Geral de Negócios da LALIGA, “o racismo não tem lugar no futebol nem na nossa sociedade. Na LALIGA, continuamos a trabalhar ano após ano para erradicar qualquer forma de ódio, promovendo valores de respeito, diversidade e inclusão. O desporto deve ser um reflexo da unidade e da convivência entre culturas.
Para dar vida a esta campanha, que tem a arte como pilar fundamental, o artista madrileno adaptou a sua obra “Crucible of Cultures”, que simboliza a essência do que somos. Os promotores da iniciativa indicam que “num mundo onde as identidades evoluem através do encontro e do intercâmbio, o futebol e a arte partilham a mesma linguagem: não compreendem fronteiras, mas sim criatividade, talento e paixão. A arte humana de SUSO33 torna-se o eixo da ação e consegue transmitir a mensagem de consciencialização e sensibilização contra o racismo. Isto reflete-se todos os dias na LALIGA, onde jogadores de diferentes raças e nacionalidades coexistem em campo, demonstrando que a diversidade é uma das maiores forças do desporto”.
Além disso, em julho passado, a Comunidade de Madrid anunciou a inclusão de amostras de arte urbana no seu inventário do Património Imaterial. Entre os artistas selecionados para esta proteção encontra-se SUSO33.
Durante todo o mês de março, será levada a cabo uma campanha 360 que envolverá diferentes atores relevantes da indústria do desporto, bem como uma série de ações para reforçar a ação.
Tal como nos anos anteriores, os jogadores da LALIGA entrarão em campo na 28ª jornada do EA SPORTS LALIGA e na 31ª jornada do LALIGA HYPERMOTION com uma camisola comemorativa. Esta, por sua vez, será integrada no EA SPORTS FC 25 a partir de 21 de março, onde os adeptos poderão desbloquear a camisola ao completarem uma série de desafios. Através desta iniciativa, a EA SPORTS e a LALIGA reforçam o seu compromisso com a diversidade, o respeito e a inclusão, levando os valores promovidos nos estádios para o campo virtual. Os jogadores do EA SPORTS FC 25 de todo o mundo poderão equipar as suas equipas com esta camisola especial, tornando-se parte ativa da luta contra o racismo dentro e fora do campo. Esta iniciativa faz parte de uma campanha de longa duração da EA SPORTS FC para apoiar orgulhosamente os seus parceiros da liga na luta contínua contra o racismo.
Nos estádios, as informações sobre a iniciativa também serão apresentadas em vários locais, como no LED do relvado, em painéis publicitários, nas braçadeiras dos capitães e nos painéis de vídeo. Desta forma, o compromisso do futebol com a diversidade e o respeito é reforçado, envolvendo jogadores, clubes e adeptos numa causa que nos une a todos.
Além disso, a bola PUMA, que será utilizada na 29ª jornada da LALIGA EA SPORTS, na 33ª jornada da LALIGA HYPERMOTION e na 24ª jornada da Liga F, será uma edição especial inspirada no trabalho do SUSO33, reafirmando o contexto da campanha no relvado. Com este design exclusivo, a PUMA junta-se ativamente à iniciativa, utilizando a bola como símbolo da diversidade e da luta contra o racismo.
LUTA CONTRA O RACISMO
Desde a época 2015/2016, a LALIGA denuncia qualquer ato de violência ocorrido dentro e fora dos estádios à Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto, bem como ao Comité de Competição da RFEF. Embora tenham sido solicitados mais poderes sancionatórios, a LALIGA destaca três grandes marcos para as sentenças racistas em Espanha desde então.
A primeira, em junho de 2024, contra três arguidos acusados de insultar Vinicius Jr. num jogo entre o Valencia CF e o Real Madrid, com uma pena de 8 meses de prisão, proibição de entrar num estádio durante dois anos e as despesas do processo; a segunda, em setembro de 2024, contra a mesma pessoa acusada de insultar Vinicius Jr num jogo RCD Mallorca-Real Madrid, e Chukwueze num jogo RCD Mallorca-Villarreal CF, com penas para cada uma das infrações de seis meses e proibição de entrar em estádios de futebol durante um ano e seis meses; a terceira, em 25 de fevereiro, a LALIGA recebeu a notificação da sentença contra o adepto que proferiu insultos racistas contra o jogador Carlos Akapo durante o jogo Granada CF – Cádiz CF em 28-02-22. A sentença condena o arguido a um ano de prisão e a um ano e dois meses de proibição de acesso aos estádios. Está agora consolidado um critério jurídico sobre as consequências penais deste tipo de comportamento.
Além disso, a LALIGA luta contra o racismo nas redes sociais através do MOOD, uma ferramenta independente para monitorizar a conversa sobre desporto em Espanha. Em junho de 2024, a LALIGA e o Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração assinaram um acordo de colaboração com o objetivo de combater o racismo no desporto, promover a inclusão e gerar debate para erradicar comportamentos discriminatórios no desporto. Entre os aspetos incluídos no acordo estava a transferência, pela LALIGA, do MOOD desde o início da época.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LALIGA e EA SPORTS FC lançam a quarta edição de VS RACISM com a arte urbana como protagonista
{{ noCommentsLabel }}