DPD Portugal regista receitas recorde de 112 milhões com ajuda de novo hub de Loures

Novo centro de Loures contribuiu para resultados positivos da empresa francesa, que prevê continuar a investir no reforço da infraestrutura logística e na modernização das operações no país.

A empresa de transporte DPD Portugal, que emprega mais de 1.400 pessoas no país, fechou o último ano com receitas recorde de 112 milhões de euros, o que representa um aumento de 12% face ao valor faturado em 2023. Um resultado para o qual contribuiu o novo hub de distribuição de encomendas inaugurado em Loures no ano passado, que resulta de um investimento de 30 milhões de euros. Para 2025 estão previstos novos investimentos, que incluem um novo armazém em Leiria.

“O último ano foi marcado por um crescimento sustentado da DPD Portugal, consolidando a nossa posição no mercado de transporte expresso“, adiantou Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, em declarações ao ECO.

O líder da empresa, detida pelo grupo Geopost, realça que “este desempenho positivo deve-se, em grande parte, ao reforço da nossa infraestrutura logística, incluindo a operação do novo hub de triagem e centro de distribuição em Loures, a expansão da nossa rede Pickup com 2.000 lojas e lockers e ao crescimento contínuo dos segmentos de e-commerce, entregas out-of-home e serviços internacionais”.

A empresa francesa inaugurou, em junho passado, o novo centro que conta com uma área total de 12.000 metros quadrados, dos quais 3.100 metros quadrados de escritórios, e capacidade para processar 10.000 encomendas por hora.

Este desempenho positivo deve-se, em grande parte, ao reforço da nossa infraestrutura logística, incluindo a operação do novo hub de triagem e centro de distribuição em Loures, a expansão da nossa rede Pickup com 2.000 lojas e lockers e ao crescimento contínuo dos segmentos de e-commerce, entregas out-of-home e serviços internacionais.

Olivier Establet

CEO da DPD Portugal

“A entrada em funcionamento do novo hub de Loures representou um marco na nossa operação, permitindo reforçar a eficiência e rapidez na distribuição. Equipado com tecnologia de ponta e capacidade para processar até dez mil encomendas por hora, este centro logístico tem demonstrado um impacto muito positivo, traduzindo-se numa otimização dos tempos de entrega e numa maior capacidade de resposta em períodos de maior exigência, como a Black Friday e a época natalícia“, explica Olivier Establet.

O mesmo responsável nota que, “além de impulsionar a modernização da rede, esta infraestrutura veio fortalecer a qualidade e a fiabilidade do serviço prestado, garantindo operações mais ágeis e eficientes”. “Atualmente, o hub conta com cerca de 140 colaboradores em funções administrativas e 230 dedicados à triagem e distribuição de encomendas, num universo total de 1.400 profissionais da DPD Portugal”, acrescenta.

Em termos de investimentos futuros, o líder das operações no país adianta que “2025 será mais um ano de investimento para a DPD Portugal. Vamos continuar a apostar no reforço da nossa infraestrutura logística e na modernização das operações, por exemplo através da criação de um novo armazém em Leiria, que nos permitirá reforçar a atividade na região”.

“Além da expansão da rede de pontos Pickup com centenas de novas lojas e lockers e da eletrificação da frota, estamos a avaliar novos projetos para melhorar a capacidade de triagem e a eficiência dos nossos serviços. O nosso compromisso é continuar a inovar e a criar soluções que respondam às exigências e procura dos nossos clientes”, referiu o CEO da DPD Portugal.

2025 será mais um ano de investimento para a DPD Portugal. Vamos continuar a apostar no reforço da nossa infraestrutura logística e na modernização das operações, por exemplo através da criação de um novo armazém em Leiria, que nos permitirá reforçar a atividade na região.

Olivier Establet

CEO da DPD Portugal

Quanto aos planos para avançar com um novo centro logístico no Norte do país no prazo de dois a três anos, o responsável reforça que “o Norte do país continua a ser uma região estratégica para a DPD Portugal, e o projeto para um novo centro logístico mantém-se como uma prioridade no nosso plano de crescimento“.

Estamos a avaliar a melhor localização e os requisitos técnicos para esta infraestrutura, de forma a garantir que responde às necessidades futuras da nossa operação e dos nossos clientes. O objetivo continua a ser avançar com este investimento dentro do prazo que já tínhamos estimado, mas irá depender da oferta do mercado”, explicou.

Portugal é um “mercado prioritário”

Olivier Establet destaca ainda que Portugal é um mercado estratégico para o grupo. “A Geopost tem sabido confirmar a sua posição de liderança no negócio crossborder intra-Europa, que cresceu 6,7% em receitas face a 2023, com uma aceleração no segundo semestre do ano e as filiais ibéricas têm tido particular relevância ao contribuírem para o incremento das receitas no serviço internacional”, justifica.

Quanto à operação em Portugal, refere que o país “tem registado um crescimento sólido no setor da logística e do transporte expresso, impulsionado pela digitalização do consumo e pelo aumento das compras online, além de ter reforçado a sua liderança no mercado doméstico do B2B”.

Este dinamismo tem colocado o país entre os mercados de melhor desempenho dentro do Grupo Geopost, evidenciando a sua relevância estratégica e sendo um mercado prioritário no contexto europeu“, remata.

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